,

Variedades | Sorte grande

Quarta-feira, 12 de Setembro de 2018

Arqueólogos encontram pote cheio de moedas de ouro na Itália

Sabe aquela história de encontrar um pote de ouro enterrado? Isso realmente aconteceu, mas não era necessariamente um pote, mas sim uma ânfora: na pequena cidade de Como, a 625 km de Roma, na Itália, arqueólogos acharam o recipiente repleto de moedas de valores incalculáveis!

“Nós ainda não sabemos em detalhes o significado histórico e cultural desta descoberta, mas esta área é um verdadeiro tesouro para a nossa arqueologia”, explicou o ministro da Cultura, Alberto Bonisoli. A ânfora de duas alças foi encontrada sob um antigo teatro no norte do país e trazia moedas que datavam do século 5, no período do declínio do Império Romano.

Até agora, não se sabe exatamente quantas moedas estão dentro da ânfora, já que os arqueólogos estão trabalhando com cuidado para não danificar a peça de cerâmica. Segundo historiadores que analisaram a descoberta, esse é um achado inigualável dado a preservação do tesouro enterrado.

A ânfora recheada de moedas foi descoberta na quarta-feira (5) e já se encontra em Milão, a 50 km de Como, para maiores investigações. “Precisamos fazer um exame arqueológico estratigráfico, um por um, para entender o que está dentro e se tudo pertence ao mesmo tempo”, explicou o superintendente Luca Rinaldi, que lidera as escavações sob o teatro.

 

Fonte: Mega Curioso

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário