,

Variedades | Vergonha alheia

Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2020

Mitos em que algumas pessoas ainda acreditam apesar de a ciência ter provado o contrário

1 – Não existe aquecimento global

Apesar de parecer absurdo, algumas pessoas ainda não acreditam que o aquecimento global realmente existe, e acham que a natureza não é afetada pelas mudanças drásticas que os humanos provocam no meio ambiente.

Verdade:

Há um grande número de estudos que mostram que as mudanças climáticas são uma realidade e são causadas pela atividade humana. As emissões de gases de efeito estufa são a principal causa do aquecimento global. Existe um consenso científico sobre mudanças climáticas com mais de 11.600 artigos e resultados de pesquisas que demonstram esse fato sobre o aquecimento global. Precisa de mais evidências?

2 – A Terra é plana

Esse é um assunto que vem sendo muito debatido ultimamente. Algumas pessoas ainda argumentam que o planeta Terra é plano, embora a NASA tenha usado vários instrumentos, desde GPS e satélites até imagens do espaço, para provar que isso não passa de um mito.

Verdade:

A NASA já fez várias fotos provando que nosso planeta é redondo. Mas existem outras maneiras de demonstrar que isso é verdade. Uma delas delas é observar o horizonte subindo em uma árvore ou em outro lugar alto. Quanto mais alto a pessoa sobe, mais consegue ver. Isso ocorre devido à curvatura da Terra. Se ela fosse plana, a elevação não mudaria a distância que nossa visão consegue atingir.

3 – As vacinas não são reais

Uma pesquisa recente mostrou que 45% dos americanos adultos duvidam das vacinas e sua eficácia. Muitas pessoas deixaram de tomar vacinas e vacinar seus filhos por esta razão. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a hesitação no uso de vacinas foi uma das 10 principais ameaças à saúde global em 2019.

Verdade:

As vacinas já salvaram e continuam salvando muitas vidas. Um médico comentou a respeito de doenças que passaram quase um século erradicadas, mas que estão voltando e causando a morte de crianças. Existem vacinas eficazes e seguras para prevenir essas doenças, garante o médico, embora alguns pais não pensem assim e preferem não vacinar seus filhos.

4 – A Austrália é falsa e seus habitantes são atores

Há quem acredite que a Austrália não existe. Segundo a Universidade de Ohio, nos EUA, uma teoria afirma que, quando a Austrália foi usada como colônia penal britânica, o Reino Unido matava os prisioneiros enquanto afirmava que os levava para uma ilha. Mas essa ilha, na realidade, não existiria.

Verdade:

 

É claro que a Austrália existe, e a visão de um satélite da NASA é a prova disso. Caso você duvide, pegue um avião e descubra por si só.

5 – O monstro do Lago Ness é real

Com certeza você já ouviu falar do folclore envolvendo o monstro do Lago Ness: a criatura gigante que viveria no Lago Ness, na Escócia. Essa lenda começou com uma foto tirada por um homem que visitava o local. Depois disso, várias pessoas afirmaram ter visto o monstro também.

Verdade:

Não existe nada parecido com o tal monstro. Depois que a foto foi tirada, foram feitos estudos que deixaram claro que as imagens tinham sido manipuladas. Vários pesquisadores da área da biologia estiveram no Lago coletando amostras de DNA, e eles afirmaram que provavelmente as pessoas viram enguias ou focas gigantes, e acabaram se enganando.

6 – A lua cheia afeta nosso comportamento, deixando-nos loucos

Algumas pessoas acreditam que a lua cheia afeta em muitas coisas, inclusive em relacionamentos e no nosso comportamento, e até que a maioria dos crimes violentos ocorre durante a lua cheia, já que ela teria a capacidade de deixar as pessoas “malucas”. Existem inclusive delegacias no Reino Unido que pedem reforços durante a fase de lua cheia.

Verdade:

Estudos já provaram que não existe ligação entre lua cheia e aumento de crimes, apesar de, em alguns casos, isso parecer real. A relação entre uma coisa e outra pode estar no fato de que, em grande parte das vezes, a fase da lua cheia coincide com finais de semana e feriados.

 

7 – A lua tem um lado escuro

Mais uma crença sobre a lua, que surgiu devido ao fato de que, olhando da Terra, não conseguimos visualizar 100% da superfície lunar. Surgiu então a ideia de que a lua tem um lado congelado e escuro, eternamente sem luz.

Verdade:

A teoria é desmentida graças às fases da lua. Ao olharmos a lua cheia, vemos que o sol brilha completamente no lado lunar visível para nós. Mas quando enxergamos apenas partes da lua, significa que a luz solar está incidindo sobre a outra face do satélite, aquela porção que não conseguimos ver. Portanto, não existe lado escuro, existe apenas um lado voltado para a Terra e uma porção mais distante.

Tudo Interessante

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário