,

Notícias da Região | Palotina

Quinta-feira, 06 de Dezembro de 2018

Palotina realiza homenagem aos pioneiros

Assessoria

A Prefeitura de Palotina, por meio da Secretaria de Educação e Cultura realizou no dia 3 de dezembro, no Teatro Municipal Ludovico Riedi, uma homenagem aos pioneiros do município e lançamento do livro “Recordar é viver”.  A homenagem teve a finalidade de valorizar e reconhecer as pessoas que aqui chegaram com suas famílias, encarando os desafios para desbravar e colonizar as promissoras terras do oeste paranaense.

Por meio do Projeto de Lei nº 3.018 de 28 de março de 2012, de autoria do ex-vereador Eloir Berno, o dia 3 de dezembro ficou instituído como o dia do Pioneiro. De acordo com registros da época, a emigração de famílias dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul teve início em meados de 1953.

O evento teve a participação do prefeito Jucenir Stentzler, vice Chico Brum, presidente da Câmara de Vereadores, Elias Naor e os vereadores: José Pasqualotto, Gilmar Hinkel, Rose Delai e Marcos Heuert; ex-vereador Eloir Berno; secretária de Educação e Cultura Judith Sendtko; diretora do Departamento de Cultura, Flávia Kuhn; demais autoridades, lideranças, imprensa e a comunidade.

Livro Recordar é viver

No ano de 2016 foi proposto o desafio de fazer o registro da história dos pioneiros. O livro Recordar é Viver conta às batalhas, as lutas e as glórias alcançadas no início da colonização do Município. Essas histórias foram retratadas no livro pelos próprios pioneiros e suas famílias. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura, coordenado pelo Departamento Cultura, incluindo a biblioteca pública, e, desde o início com o apoio da professora eleci schöder, que realizou toda a revisão dos textos.

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário