,

Notícias da Região | De Palotina

Quarta-feira, 05 de Dezembro de 2018

PMs de Palotina falam sobre “contrabando de veneno” no 1º Seminário Regional Sobre o Uso Racional de Agrotóxicos ocorrido na UNIOESTE campus de Toledo

Correio do Ar com Assessoria

Ocorreu hoje (03), no auditório da  Universidade Estadual do Oeste do Paraná -UNIOESTE campus de Toledo, o 1º Seminário Regional Sobre o Uso Racional de Agrotóxicos, o evento ocorreu a convite do Grupo de Trabalho "Saúde da População Expostas aos Agrotóxicos  - GT Agrotóxicos" onde vários profissionais de diferentes áreas discutem sobre a problemática, grupo este criado a convite da 20ª Regional de Saúde de Toledo que tem como Diretora a senhora Nissandra Karsten.

A programação trouxe quatro palestras; Diagnósticos situacional, uso de agrotóxicos e saúde, Drª Lilimar - Médica 10ª RS, Uso racional de agrotóxicos - possibilidades, Leodacir Zuffo - Engenheiro Agrônomo da EMATER, Saúde do Trabalhador - EPI, Flaviane Marcolin de Medeiros, Engenheira Agrônoma da SENAR e Contrabando de Agrotóxicos, Soldados PM Wériton e Almeida do Pelotão de Polícia Militar de Palotina. 

Os militares de Palotina, os quais atuam na Patrulha Rural do município, já vinham desempenhando campanhas que buscam conscientizar, principalmente o agricultor, sobre os malefícios do contrabando de agrotóxicos. 

Os policiais lembraram da responsabilidade legal e ambiental dos que vierem adquirir tais produtos. Criminalmente o agricultor que for flagrado poderá responder pelo crime de receptação, previsto no artigo 180 de código penal, com pena de reclusão de 02 (dois) a 05 (cinco) anos e multa, ainda responderá pelo crime ambiental, e em caso de comprovado o uso, a propriedade pode ser interditada e a plantação incinerada.

Para a campanha a PM conta com o apoio do Rotary clube de Palotina Pioneiro, Sindicato Rural Patronal de Palotina, Sociedade Rural de Palotina, ARDEFA (Associação Regional Oeste Paranaense de distribuição de Defensivos Agrícolas), CSA (Conselho de Sanidade Agropecuária de Palotina) e imprensa local.

O comandante da PM de Palotina, Tenente Franco, agradece a oportunidade dada a Polícia Militar de Palotina e ressalta que tais discussões ajudam a sociedade compreender melhor o trabalho policial e isso faz com que todos possam fazer parte da segurança pública.

Os PMs ainda alertam a sociedade para que em caso de informações, que possam ajudar a desarticular os criminosos que sejam informados imediatamente via 190, 181 ou 44 3649-1156.

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário