,

Notícias da Região | Paraná

Terça-feira, 14 de Setembro de 2021

Suinocultores paranaenses buscam redução de ICMS na Alep

O objetivo são as vendas interestaduais e a importância do setor no emprego e renda no campo

Lideranças da APS (Associação Paranaense de Suinocultores), participaram de audiência com o presidente da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), deputado Ademar Traiano, na manhã desta segunda-feira (13).

Na pauta, assunto de demandas da atividade e uma solicitação de apoio dos deputados estaduais para o pleito que a entidade formaliza entregar o ao Governo do Estado, com pedido da redução de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para venda interestadual de suínos, pelos suinocultores paranaenses.

Mesmo se tratando de um aaunto do governo estadual com Decreto Lei, Traiano, teve sensibilidade ao pedido dos suinocultores, reconhecendo a importância do setor na geração de emprego e renda no campo; principalmente diante da crise que a atividade enfrenta, com o aumento exagerado nos custos de produção.

No Brasil, o Estado do Paraná é o segundo maior produtor de suínos e atualmente exibe um status sanitário excelente, desde o reconhecimento internacional de área livre de Febre Aftosa sem vacinação e de Peste Suína Clássica. Detalhe que deve servir para fomentar as exportações de carne suína.

Estiveram presente na reunião o presidente da APS, Jacir Dariva, acompanhado dos diretores da entidade, Edson Roberto Gusso e Wilant van den Boogaard, e do especialista em Agronegócio e Consultor da APS, Cesar da Luz.

Depois da audiência na Alep, foi relizado contato com representantes do sistema suinícola paranaense com o titular da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, SEAB, Norberto Ortigara, com a chefia do Departamento de Economia Rural, DERAL, órgão ligado à SEAB, este ficou encarregado de analisar a questão e posteriormente encaminhar a pauta para a área econômica do Governo do Paraná.

Redação Catve.com

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário