,

Notícias da Região | UFPR

Sábado, 13 de Janeiro de 2018

UFPR divulga resultado do Vestibular 2017–2018

Reitor Ricardo Marcelo Fonseca elogia transparência e aperfeiçoamento do processo seletivo

Com a homologação do resultado final do Vestibular 2017/2018 pelo reitor Ricardo Marcelo Fonseca, o Núcleo de Concursos (NC) da UFPR concluiu na tarde desta sexta–feira (12) o processo seletivo. A homologação ocorreu durante coletiva concedida à imprensa, com a divulgação da lista de 5.355 aprovados para as 5.564 vagas de graduação, na sede do NC–UFPR, no Campus Agrárias, em Curitiba. Também participaram do evento a vice–reitora, Graciela de Muniz; o pró–reitor de Graduação e Educação Profissional, Eduardo Barra; a pró–reitora de Assuntos Estudantis, Maria Rita César; e o coordenador–geral do NC–UFPR, Mauro Belli.

Antes de assinatura, foi realizada uma coletiva de imprensa na qual os participantes avaliaram o processo seletivo. O reitor Ricardo Marcelo destacou o fato de o concurso vestibular ter se desenvolvido com total transparência, de 89,5% dos aprovados serem do Paraná e de as mudanças adotadas  –sobretudo em relação às bancas de validação dos cotistas – terem aprimorado o processo. "O processo foi tremendamente tranquilo, sem qualquer tipo de incidentes, e chega hoje com pleno êxito e aperfeiçoado. As poucas mudanças em relação ao ano passado se mostraram positivas, incrementando o processo", comentou.

Listão
Após a homologação, a lista de aprovados foi fixada no mural do Campus, onde pôde ser consultada pelas centenas de candidatos que compareceram para a solenidade, mesmo sob ameaça de chuva. A lista de classificados também foi divulgada no site do NC–UFPR (http://portal.nc.ufpr.br/PortalNC/Concurso?concurso=PS2018) e na página da UFPR no Facebook (https://www.facebook.com/UFPRoficial/). Outro facilitador é o aplicativo +UFPR, disponível para celulares com sistema operacional Android pela Google Store).

Além da Chamada Geral divulgada nesta sexta, o edital do Vestibular 2017/2018 prevê chamadas complementares para o preenchimento de eventuais vagas remanescentes. De acordo com o calendário acadêmico, os editais das chamadas complementares deverão ser divulgados nas seguintes datas: 29 de janeiro; 27 de fevereiro; e 15 de março. As informações sobre o Registro Acadêmico (matrícula) estão disponíveis no Guia do Candidato. As aulas do primeiro semestre de 2018 começarão em 19 de fevereiro.

Perfil dos aprovados
De acordo com levantamento do NC–UFPR, quase 60% dos aprovados cursaram o Ensino Médio em escolas públicas.Cerca de 30% dos aprovados no Vestibular 2017/2018 completarão 18 anos em 2018. Do total, em torno de 40% concluíram o Ensino Médio em 2017.Mais de 77% deles são paranaenses; 89,5% residem no Estado. Destes, 53,2% vivem em Curitiba, outros 17,5% moram na Região Metropolitana de Curitiba e, 18,8%, no interior do Estado.Os homens são 51,52% dos aprovados; as mulheres, 48,48%.Dos aprovados, 2.872 são da concorrência geral,2.458 são da lei de cotas e 15 de vagas suplementares (pessoas com deficiência).

Primeiros colocados
Com nota de 908.795, o primeiro colocado na Chamada Geral foi Júlio César Honório Dagostini, que prestou vestibular para Medicina (Curitiba). A segunda colocada, Michelle Li Rong Tan, optou pelo mesmo curso. Ela obteve nota 905.191. Já o terceiro colocado foi Alexandre Raulik Neto, com nota 901.891, que escolheu Engenharia Elétrica. O quarto colocado foi Alexandre Schneider Salgueiro, que optou por Engenharia Mecânica e conseguiu nota 893.032. A quinta colocada, por sua vez, foi Marianna Yamila Gomes Brassaroto, que teve nota 879.659 para o curso de Medicina (Curitiba).

Assessoria
(Foto: Giuliano Gomes/ Agência PR PRESS)

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário