Variedades | Viagem
Quarta-feira, 10 de Julho de 2024
10 países com fatos pra lá de curiosos
Correio do Ar
Apesar de não ser possível sair e desbravar o mundo pessoalmente no momento, podemos aproveitar e fazer planos para viajar assim que for seguro novamente. Para te dar uma mãozinha, separamos 10 fatos incríveis sobre destinos ao redor do mundo – curiosidades e extravagâncias que com certeza vão te inspirar.
1. A Mongólia é o país menos povoado do mundoA população de cavalos supera o número de habitantes na Mongólia.
Além de grande, a Mongólia é um país rodeado por terra e que faz fronteira com a Rússia, ao norte, e com a China, ao sul. Quando o assunto é tamanho, a Mongólia pode não ser o maior país do mundo – apesar de passar essa impressão, já que tem a menor densidade populacional do planeta. Em algumas regiões, é possível passar dias sem dar de cara com ninguém! E com tantas paisagens de fazer cair o queixo – incluindo montanhas, planícies a perder de vista, pradarias e regiões desérticas – é bem provável que o país seja exatamente o tipo de destino que você procura.
2. Granada, na Espanha, é conhecida como a ‘capital das cavernas’Esse estilo de vida remonta ao século XV.
As cavernas de Sacromonte e Guadix, em Granada, abrigam comunidades que adotam o estilo de vida dos antigos espanhóis habitantes das cavernas, que remonta ao século XV. Aqui podem ser encontradas 2.000 casas subterrâneas encravadas nas rochas. No passado, essas cavernas eram o lar de quem fugia das perseguições religiosas e raciais. Hoje, elas oferecem abrigo para os moradores que continuam tirando sustento da terra, exatamente como era feito séculos atrás.
3. Oymyakon, na Rússia, é o local habitado mais frio do mundoO álcool chega a congelar em Oymyakon.
O Vale de Oymyakon, em Iacútia – ou o ‘Polo do Frio’ – fica no nordeste da Rússia. Aqui, as temperaturas podem bater a casa dos -70℃ – é tão, mas tão frio, que até o álcool congela. Com poucos confortos proporcionados pela modernidade, essa vila que parece deserta abriga 500 habitantes da Sibéria, que até hoje mantêm suas tradições: da criação de renas à caça e pesca. O turismo na região também tem se tornado popular entre os corajosos e dispostos a encarar as condições extremas do local.
4. A China tem sua própria réplica de ParisO país tem a segunda maior cópia da Torre Eiffel do mundo.
Localizada nos arredores de Hangzhou, na China, o local é conhecido pelos moradores como ‘A Pequena Paris’. Este luxuoso empreendimento imobiliário é uma verdadeira proeza da arquitetura e engenharia, que inclui uma réplica da Torre Eiffel (apesar de ter um terço do tamanho da estrutura original, ela é a segunda maior cópia do mundo, ficando atrás apenas da versão norte-americana do ‘Paris Las Vegas Hotel’), um Arco do Triunfo, sua própria ‘Champs Elysées’, uma fonte do Jardim de Luxemburgo e, pasme: versões das avenidas neoclássicas da capital francesa que beiram a perfeição.
5. As Bahamas abrigam a maior escultura submersa do mundoDê um mergulho e confira de perto.
Apesar da água cristalina, New Providence esconde vários mistérios. Nas profundezas do mar está a ‘Ocean Atlas’, a maior escultura submersa do mundo, que pesa 60 toneladas e mede mais de 5 metros). O responsável pela obra, Jason de Caires Taylor, cria uma infinidade de esculturas submarinas que funcionam como recifes artificiais e atraem a vida marinha.
6. Galesnjak, na Croácia, é a ilha em formato de coração mais perfeita do mundoUm ótimo destino para sua próxima viagem romântica.
Apesar de haver algumas ilhas em formato de coração espalhadas pelo mundo, quando se trata de perfeição, Galesnjak, na Croácia, ganha disparado. No passado, o local não tinha habitantes, mas hoje passa por uma transformação para se tornar um destino romântico inesquecível, ideal para cerimônias de casamento e lua de mel.
7. A Dinamarca é o país mais limpo do mundoA consciência ambiental faz parte da rotina na Dinamarca.
Charme, cultura e café: a Dinamarca tem muito mais a oferecer. Hoje, o país pode ser considerado um ‘pioneiro ambiental’, já que é classificado como o mais limpo do mundo, de acordo com o Índice de Desempenho Ambiental (IDA) de 2021. A consciência ambiental faz parte da rotina dos dinamarqueses – basta olhar para o CopenHill, uma verdadeira obra de arte. O edifício funciona como uma usina que transforma os resíduos da capital dinamarquesa em calor e energia – além de abrigar uma pista de esqui na cobertura. Durante o ano, é possível encontrar tanto famílias quanto esquiadores profissionais se aventurando nas descidas.
8. Uma vila turca ainda usa a ‘língua dos pássaros’ no dia a diaA 'linguagem de pássaros' faz parte do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO.
Os habitantes da vila de Kuşköy, na Turquia, têm uma maneira excêntrica de se comunicar: por meio de assobios, ou, como chamam por lá, a ‘linguagem de pássaros’. Apesar do nome, os moradores locais não usam essa língua para falar com os pássaros, mas para se comunicar com habitantes de outras vilas espalhadas pelas montanhas de Kuşköy. As mensagens podem ser tão complexas quanto a linguagem humana, e o som agudo é uma forma genial de se comunicar por longas distâncias. Essa tradição secular também passou a fazer parte da lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO em 2017. Por isso, considere-se uma pessoa de sorte caso um dia você tenha a chance de ouvir pessoalmente os assobios ressoando nessa vila.
9. O Central Park, em Nova York, é a locação de filmes mais famosa do mundoRomeu e Julieta (1908) foi o primeiro filme a ser gravado no Central Park.
O Central Park é um verdadeiro oásis para os nova-iorquinos que querem fugir da agitação de Manhattan, onde fica o parque. Como o primeiro parque público dos Estados Unidos, com sua extensa área verde, monumentos, esculturas, um sem-fim de pontes e até mesmo um zoológico – além de receber a visita de aves migratórias – o local tem uma enormidade de opções para todos os viajantes.
10. É possível cruzar Liechtenstein em menos de um diaO território tem apenas 25 km de comprimento e 4 km de largura
Percorrer uma cidade inteira em apenas um fim de semana pode ser desafiador, mas que tal cruzar um país em questão de horas? De beleza sem tamanho, o pequeno país de Liechtenstein tem apenas 25 km de norte a sul e 4 km de leste a oeste. Por isso, não importa para onde sua bússola aponte: dá para cruzar o território todo em questão de horas. Só há um detalhe - talvez não tão pequeno: como o país fica no meio dos Alpes, é bem possível que você tenha que encarar algumas subidas durante o caminho.
Fonte: Booking.com