Notícias da Região | Operação Arco Sul
Terça-feira, 19 de Agosto de 2025
Ação da Polícia Federal cumpriu hoje mandados em Umuarama, Altônia e mais cidades do Paraná
Houve ações desenvolvidas simultaneamente também em Cascavel, Londrina, Maringá, Mundo Novo/MS e Ribeirão Preto/SP

As cidades de Umuarama e Altônia, no Noroeste do Paraná, estiveram no centro das atenções na manhã de hoje (19), durante a deflagração da Operação Arco Sul, da Polícia Federal. As ações fazem parte de uma ofensiva nacional contra uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, com ramificações nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Equipes da Polícia Federal cumpriram mandados de busca e apreensão em diversos endereços nas duas cidades paranaenses, considerados estratégicos para as investigações. A movimentação policial foi intensa e chamou a atenção de moradores locais, especialmente em Umuarama, onde viaturas circularam por vários bairros no início da manhã.
A operação tem como base uma investigação conduzida a partir de Ribeirão Preto (SP), com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), Polícia Militar e unidades especializadas como o BAEP e o TOR. Ao todo, foram mobilizados 110 policiais federais e mais 32 agentes das forças estaduais, que cumpriram 24 mandados de prisão temporária e 20 de busca e apreensão. A Justiça também determinou o sequestro de bens e valores estimados em R$ 50 milhões, numa tentativa de desestruturar financeiramente o grupo.
Apreensão em Nova Olímpia
Um dos elementos que impulsionaram o avanço da investigação foi a apreensão de 64 quilos de pasta base de cocaína, realizada no dia 25 de abril deste ano, na PR-482, em Nova Olímpia, cidade vizinha de Umuarama. Na ocasião, a Polícia Militar Rodoviária e o Canil do 25º BPM encontraram a droga escondida em um fundo falso de uma caminhonete S10. O flagrante revelou parte da logística usada pela quadrilha para abastecer o tráfico na região e foi considerado um ponto-chave para a operação atual.
Além do Paraná, mandados também foram cumpridos em Mundo Novo (MS), Cascavel, Londrina, Maringá e em Ribeirão Preto (SP), de onde partiu a ordem judicial expedida pela 5ª Vara Criminal Federal.
A Polícia Federal continua com as investigações em sigilo, mas já confirmou que outras fases da operação poderão ocorrer nos próximos meses, com o objetivo de desarticular totalmente a rede criminosa que operava na região Noroeste do Paraná.
Balanço
Desde o início das apurações, em 2024, a operação já resultou em 13 flagrantes, 18 prisões e na apreensão de 918 quilos de cocaína e 1.150 quilos de maconha. O líder do grupo, que é procurado pela Interpol, está entre os principais alvos dos mandados de prisão.
Os investigados responderão pelos crimes de associação para o tráfico e tráfico de drogas, com penas que podem ultrapassar 25 anos de prisão, além de lavagem de dinheiro, cuja pena máxima chega a 10 anos de reclusão.
O nome da operação faz referência à rota sul-americana do tráfico de drogas, conhecida como Arco Sul, utilizada para o escoamento de grandes carregamentos de entorpecentes.
Fonte: Umuaram news


