Notícias da Região | Tempestade
Terça-feira, 29 de Setembro de 2026
Alerta laranja é ampliado e coloca todas as cidades do Paraná em 'perigo' para tempestades
Alerta é do Inmet e é válido até 23h59 desta terça-feira (29).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para as 399 cidades do Paraná. Os municípios estão em "perigo" para tempestades até as 23h59 de terça-feira (29).
Uma área de baixa pressão entre o Uruguai, o Rio Grande do Sul e o oceano Atlântico deu origem a um novo ciclone extratropical e a uma frente fria associada a ele. De acordo com o Inmet, isso causa a mudança no tempo.
Os ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão atmosférica que se formam normalmente em latitudes médias. Eles estão associados ao encontro de massas de ar com características diferentes e podem provocar chuva forte, rajadas de vento e mudanças bruscas no tempo.
O instituto alerta que, no Paraná, há possibilidade de chuva de 60 mm em uma hora e até 100 mm no dia, ventos entre 60 km/h e 100 km/h e queda de granizo. Há ainda risco de estragos em plantações, quedas de árvore e alagamentos.
"Entre o fim da manhã e a tarde desta terça (29), há previsão de chuva de moderada a forte intensidade inicialmente no extremo sul do estado, avançando posteriormente para outras regiões. Há risco de temporais isolados, com chuva forte, trovoadas e rajadas de vento. Nas áreas mais ao norte, o tempo permanece firme e bastante quente durante boa parte do dia, mas a chuva pode chegar de forma isolada entre o fim da tarde e à noite", explica a Climatempo.
Às 13h28, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) atualizou que há tempestades pontuais em cidades da região Sudoeste, Norte e Noroeste, com descarga elétrica.
Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta não se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. "Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia", alertam.
Fonte: G1

















