,

Notícias da Região | Autismo

Sexta-feira, 04 de Abril de 2025

Autismo: Palotina promove atividades que despertam para inclusão e combate o preconceito

Correio do Ar

Palotina realizou ato no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Na última quarta-feira (2), foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Em Palotina, uma série de atividades foram organizadas para marcar a data e promover a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo é reduzir o preconceito e a discriminação, além de proporcionar à população informações importantes sobre o autismo.

Uma programação foi realizada em frente à Prefeitura e na Praça Amadeo Piovesan, com atividades voltadas para pais, crianças e professores. Também foram realizadas brincadeiras adaptadas para as crianças, visando estimular a interação social e a expressão individual de forma divertida e inclusiva. Participaram do ato a vice-prefeita Judith Sendtko; a presidente da Associação dos Amigos dos Autistas de Palotina e Região (AUPAR), Camila De Carli; a secretária municipal de Educação e Cultura, Marines Marafon Kuki; o presidente da Câmara de Vereadores, Thiago Mostachio; vereadores Márcia Berno Cecluski, Filipe Luis Brustolin e Hederson Giacomini e a diretora do Departamento de Educação Especial, Bernadete Bernardi Barbian.     


Caminhada e palestra – Neste sábado (5), acontecerá a Caminhada pela Conscientização, que terá início às 9h em frente à sede da AUPAR, na Praça Amadeo Piovesan. Outra atividade importante será a palestra do dia 7, às 19h, na Asfuca, conduzida por Marcos Petry, que abordará o tema “Do Nascimento à Descoberta do Autismo” e também a perspectiva do autismo sob o olhar de um autista. A palestra é aberta a todos que desejarem participar.

O autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento de uma pessoa, impactando a comunicação, as habilidades sociais e a linguagem. Embora o TEA seja uma condição permanente, intervenções adequadas, como terapias e apoio educacional, podem ajudar as pessoas a desenvolver habilidades essenciais para viver de forma plena e independente.

Em um mundo onde as diferenças muitas vezes são mal interpretadas ou negligenciadas, é fundamental promover a conscientização sobre o autismo. Isso contribui para a criação de um ambiente mais inclusivo e acolhedor, onde as necessidades e os talentos de cada indivíduo são respeitados e reconhecidos.

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado anualmente em 2 de abril, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 18 de dezembro de 2007. A data busca sensibilizar o mundo sobre o autismo e a importância de promover um ambiente mais inclusivo.

Crédito: Assessoria/Prefeitura
Créditos destas fotos: Luiz Henrique/Folha de Palotina

 

Lideranças acompanharam ato pela conscientização Palotina realizou ato no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário