,

Notícias da Região | Palotina

Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2024

Ciro Kreutz recebe título de Cidadão Honorário de Palotina

Correio do Ar

A Câmara de Vereadores de Palotina realizou nesta sexta-feira (06), no Clube Botafogo, uma sessão solene para outorga do título de Cidadão Honorário de Palotina a Ciro Kreutz. A sessão reuniu, além de familiares do homenageado, lideranças e convidados.

A homenagem a Ciro é resultado de um projeto de Decreto Legislativo apresentado pelo então suplente de vereador Sargento Sidney Alegre (MDB). O projeto foi aprovado na sessão ordinária do dia 20 de maio deste ano. Na ocasião o autor justificou que o título é uma forma de reconhecer os relevantes serviços prestados por Ciro no exercício de sua atividade como servidor do Detran/PR por 52 anos e também junto à comunidade.

Durante a entrega da comenda Ciro Kreutz recebeu homenagem dos familiares. A sessão contou com a presença do pároco da Paróquia São Vicente Pallotti, Padre Moacir Piovesan; do chefe da Gabinete da Secretaria Municipal de Administração, Kepler Machado, que esteve representando o prefeito Luiz Ernesto de Giacometti e o ex-prefeito Valmor Burin.

História – Ciro Inácio Kreutz nasceu em 1951 em Santa Rosa-RS. Ele veio para o Paraná com os pais Jacó José Kreutz e Hilda Kreutz em 1956 e residiram inicialmente em Toledo. Em 1968 mudaram-se para Alto Santa Fé, que na época pertencia ao município de Palotina. Iniciou os trabalhos no Detran de Palotina como chefe em 20/05/1972. Na época não havia Posto de Trânsito. Para atender a comunidade, o município formalizou um convênio com o Detran/PR, para instalação do Posto de Atendimento. Na época o município era vinculado à Ciretran de Cascavel para emissão dos Documentos de Registro de Veículos, Carteira de Habilitação, Boletins de Acidentes levantados no Município e demais documentos. A frota total de veículos registrados na ocasião era de 714 veículos. Em dezembro de 1980 foi criada e instalada a 42ª Ciretran de Palotina e a partir daí conseguiu-se atender melhor a comunidade, emitindo todos os documentos. No ano de l986, o Detran/PR iniciou na capital o projeto de informatização, porém demorou para chegar ao interior a sua implantação, mas a partir daí com a capacitação dos servidores, houve maior segurança nos documentos de todas as áreas, diminuindo o risco de fraudes e documentos falsos. Ao longo dos anos o município foi crescendo, a frota aumentando, quando em 1994 foi construída e instalada a Ciretran em prédio próprio, onde funciona até a presente data. Atualmente Palotina possui uma frota de mais de 30 mil veículos registrados e atende também o município de Maripá.

Ciro casou-se com Dona Lucia Kreutz em 1975 e tem quatro filhos e quatro netos. Em sua vida profissional, sempre se dedicou e procurou dar o melhor de si para prestar um serviço digno e de qualidade aos usuários do trânsito. Ao longo de toda essa trajetória, além dos serviços habituais, sempre participou e participa ativamente na comunidade. Na área de educação e conscientização de trânsito realizou centenas de palestras educativas nas escolas e empresas do nosso município, bem como ajudou na implementação de projetos educativos.

Também participou ativamente dispondo parte do seu tempo em trabalhos voluntários, seja em escolas onde seus filhos estudavam ou junto a entidades. Presidiu a Associação de Deficientes de Palotina (Adefipal); foi secretário do Conselho Paroquial por doze anos, Secretário; membro do Conselho de Segurança e atualmente preside o Conselho Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana.

Crédito: Assessoria/Câmara

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário