Esportes | Jogo
Terça-feira, 18 de Junho de 2024
Da euforia à luta contra o rebaixamento. Os números do Foz do Iguaçu FC na 2ª Divisão
Azulão, do pentacampeão Edmílson, deixou vitória sobre o Rio Branco escapar e não tem mais chances de avançar
Quando a diretoria anunciou uma parceria com o pentacampeão Edmílson, ex-volante da Seleção Brasileira, a torcida iguaçuense entrou em estado de euforia. Ali a esperança de ver um time forte na cidade de Foz do Iguaçu voltou à tona, depois de ver o Azulão atravessar anos de instabilidade. A estreia na Divisão de Acesso do Paranaense foi uma festa. Contra o frágil Grêmio Maringá, o Foz do Iguaçu Futebol Clube aplicou uma goleada por 7 a 0.
No entanto, a sequência da competição logo trouxe novamente uma dura realidade para o torcedor. Os resultados, aos poucos, serviram para baixar a empolgação e fazer a torcida a lembrar do passado recente, de muita luta e poucas glórias. Importante a cidade saber que a parceria com a empresa Ska Brasil do ex-jogador Edmílson, precisa de mais tempo para apresentar resultados. É de médio a longo prazo. O grupo estará à frente na gestão por um período de dez anos. Natural que logo no primeiro ano, para ser mais exato, nos primeiros meses, o trabalho apresente alguma frustração.
O novo grupo de acionistas assumiu o clube iguaçuense com objetivo de profissionalizar o modelo de gestão e impulsionar o potencial histórico que o Foz do Iguaçu possui, retomando também a proximidade com o torcedor e região. Nos bastidores, meio a qual nem sempre o torcedor tem acesso e se interessa, já tiveram mudanças consideráveis, especialmente na parte organizacional do clube.
Dentro de campo, onde o torcedor sempre espera por resultados imediatos, evidente que muita coisa precisa ser estruturada. Um investimento maior no futebol é necessário e isso passa deste a escolha dos nomes da comissão técnica até a formação no elenco. A cidade tem um papel importante nesse processo, apoiando e ajudando o clube e aumentar suas receitas para ver um time cada vez mais competitivo.
Enquanto isso não acontece, o Foz Futebol Clube terá que lutar com o que tem para permanecer na 2ª Divisão do Campeonato Paranaense em 2024. A vitória na estreia sobre o Galo Maringá foi a única na competição. Desde então foram seis jogos, sendo quatro empates, contra Patriotas (2ª rodada), Nacional (3ª rodada) Paraná (5ª rodada) e Rio Branco (7ª rodada) e duas derrotas, contra Paranavaí (4ª rodada) e Laranja Mecânica (6ª rodada).
Restando duas rodadas para o fim da primeira fase, o Foz não tem mais chances matemáticas de classificação. O time iguaçuense está em oitavo, só poderia chegar aos 13 pontos, caso vença os dois jogos que faltam, e ainda assim perderia no critério de desempate para o Patriotas, que nesse momento ocupa o quarto lugar, última vaga na zona de classificação. O Azulão chegaria a três vitórias e o Patriota já tem quatro triunfos, permanecendo com quatro se perder os dois jogos que tem para fazer. O número de vitórias é o primeiro critério de desempate da Segundona.
Além da improvável combinação de resultados, ainda tem outro cenário que impede qualquer chance matemática do Foz avançar. Patriotas e Nacional fazem um confronto direto na última rodada. Em caso de empate nesse jogo, o Patriotas chegaria a 14 pontos (se perdesse também o duelo com o ACP na oitava rodada). Em caso de derrota para o Nacional e também, anteriormente, para o ACP na oitava rodada, Patriotas ficaria com 13, mas o Nacional, hoje com 11 pontos, chegaria a 14, caso sofresse um revés para o Rio Branco na oitava rodada.
Então, o jeito vai ser fazer as contas para permanecer na Divisão de Acesso do ano que vem e encurtar o caminho da reestruturação. A calculadora pode ser dispensável caso consiga vencer o Apuracana no próximo fim de semana. Domingo, às 15h30, o Foz joga em casa e faz um confronto direto na luta contra o rebaixamento. Com sete pontos, o Azulão garante a permanência com uma rodada de antecedência em caso de triunfo. É que o Apucarana ocupa a nona colocação com seis pontos. Vencendo o Foz somaria dez pontos e não poderia mais ser alcançado pelo rival.
Caso perca para o Apucarana, o time das Cataratas não dependerá mais só de si mesmo na última rodada. Em caso de empate, se mantém fora do Z-2, mas levaria a definição para a última partida da primeira fase, quando joga fora de casa contra o Iguaçu. Nesse caso poderia ter pela frente um novo confronto direto. O time de União da Vitória está em sétimo, com os mesmos sete pontos do Foz do Iguaçu FC. Antes de encarar o Foz, o Iguaçu terá pela frente o Laranja Mecânica na penúltima rodada.
Tudo poderia ser diferente caso o Foz do Iguaçu teria vencido o Rio Branco no último fim de semana. Estava conseguindo o resultado que precisava para se livrar das chances de rebaixamento e continuar com possibilidades de classificação até os 51 minutos do segundo tempo. O Foz abriu uma vantagem de dois gols e permitiu o empate do Leão da Estradinha. O Azulão fez 1 a 0 com Victor, ainda no primeiro tempo, aumentou para 2 a 0 com Alex na segunda etapa. Mas o Rio Branco descontou para 2 a 1 com Vitor Saci e empatou em 2 a 2 com Fernando Gabriel cobrando pênalti praticamente no último lance da partida.
Veja os jogos das últimas rodadas do Campeonato Paranaense da Divisão de Acesso:
8ª Rodada
21/06 - 20h30 - Paraná Clube x Galo Maringá - Estádio Durival Britto
22/06 - 16h - Nacional x Rio Branco - Estádio Roberto Brzezinski
22/06 - 18h30 - Laranja Mecânica x Iguaçu - Estádio José Chappin
23/06 - 11h - Patriotas x ACP Paranavaí - Estádio Atílio Gionedis
23/06 - 15h30 - Foz do Iguaçu x Apucarana - Estádio ABC
9ª Rodada
30/06 - 11h - ACP Paranavaí x Paraná Clube x- Estádio Waldemiro Wagner
30/06 - 11h - Iguaçu x Foz do Iguaçu - Estádio Antiocho Pereira
30/06 - 11h - Galo Maringá x Laranja Mecânica - Estádio Willie Davids
30/06 - 11h - Patriotas x Nacional - Estádio Atílio Gionedis
30/06 - 11h - Rio Branco x Apucarana - Estádio Fernando Farah
Classificação da Divisão de Acesso após a 7ª rodada:
1ª Paranavaí - 16
2ª Rio Branco - 16
3º Paraná Clube - 14
4º Patriotas - 13
5º Nacional - 11
6º Laranja Mecânica - 8
7º Iguaçu - 7
8º Foz do Iguaçu - 7
9º Apucarana - 6
10º Galo Maringá - 0
Redação Catve.com