Notícias da Região | Paraná
Segunda-feira, 03 de Junho de 2024
Deputados aprovam projeto que quer terceirizar gestão dos colégios públicos do Paraná
Por 39 votos a 12, projeto passou em primeira votação
Deputados do Paraná aprovam projeto em primeira discussão o projeto de lei 345/2024, do Poder Executivo, cria o Programa Parceiro da Escola. A proposta trata da gestão administrativa e de infraestrutura das escolas mediante parceria com empresas. Foram 39 votos favoráveis ao texto e 12 contrários nesta segunda-feira (03).
Agora, projeto volta para a Comissão de Constituição e Justiça para que emendas sejam analisadas. Segunda e terceira votação estão previstas para terça-feira (4).
A sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná aconteceu de forma remota, às 17 horas e se estendeu até a noite. A decisão foi tomada pela Mesa Executiva após manifestantes invadirem o Poder Legislativo.
Minutos antes da sessão começar por volta das 14h30, horário regimental da sessão, os manifestantes já estavam nas galerias quando a multidão forçou a entrada, rompendo o portão de acesso a carros da Assembleia e, em seguida, invadindo o Prédio do Plenário.
O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD) anunciou às 15h06 a suspensão temporária da sessão plenária. "Informo aos senhores deputados, que em função da invasão da Assembleia, estou suspendendo a sessão temporariamente", declarou em Plenário.
Logo em seguida, a Mesa Executiva se reuniu com os parlamentares e ficou decidido em conjunto que a votação ocorrerá em sessões remotas e os deputados poderão participar das votações em das residências. O sistema remoto já foi utilizado durante a pandemia e está previsto no Regimento Interno da Assembleia.
A categoria é contra o projeto e iniciou nesta segunda-feira (03) uma greve na rede estadual.
Em levantamento prévio a Alep informou que vidros e portas de acesso do Plenário foram quebradas, o arrombamento do portão principal de entrada e depredação de cadeiras nas galerias.
A Comissão Executiva ainda trabalha para levantar todo o prejuízo causado pela invasão. O relatório completo com os bens danificados só poderá ser concluído após o esvaziamento completo dos prédios do Legislativo.
De acordo com o Gabinete Militar da Assembleia Legislativa do Paraná, durante a invasão da Casa por parte dos manifestantes foram registrados 2 policiais militares feridos, com cortes nas mãos, 3 pessoas com ferimentos leves e 2 detidos por depredação ao patrimônio público.
CATVE
Foto Créditos:Valdir Amaral/Alep