,

Notícias da Região | Dia da Consciência Negra

Quarta-feira, 05 de Novembro de 2025

(DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA) Evento debate protagonismo negro e combate às desigualdades em Palotina

Correio do Ar

Grande público compareceu para prestigiar o evento

Na noite desta terça-feira (4), o Clube da Mulher Professora Silvia Cristina Ozaki, da Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, promoveu o evento “Protagonismo Negro: Narrativas e Vivências”. A iniciativa teve como objetivo estimular a reflexão sobre a importância do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, reforçando o respeito, a valorização da diversidade e o enfrentamento às desigualdades raciais.

O encontro reuniu membros da comunidade acadêmica e do público externo, contando com a presença de Vera Lúcia de Souza Duim, presidente da OAB – Subseção Palotina; Regina Ticianeli Stefanello, secretária de Assistência Social; Nissandra Karsten, representante da Câmara de Vereadores; Ana Luiza Aguilar Rezende, promotora substituta do município; Cristiane Aparecida Ramos, promotora de Justiça em Palotina; Judith Sendtko, vice-prefeita de Palotina; e Wilson de Aguiar Beninca, diretor do Setor Palotina da UFPR. Também esteve presente a vereadora Márcia Berno, procuradora da Mulher no Legislativo.

O evento também contou com palestra ministrada por André Luiz Querino Coelho, Promotor de Justiça no Estado do Paraná, que abordou o tema “Separados, mas iguais: repensando as relações sociais”, proporcionando uma reflexão aprofundada sobre igualdade, justiça social e respeito às diferenças.

Participaram do encontro alunos do Colégio Estadual Santo Agostinho, estudantes do CEEBJA – Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos, além de acadêmicos da UFPR e moradores de Palotina, que prestigiaram e contribuíram para o debate.

Durante as discussões, foram ressaltados o protagonismo de pessoas negras na sociedade brasileira e o fortalecimento de narrativas e vivências que promovem o reconhecimento e a valorização da identidade negra no município.

A UFPR – Setor Palotina e o Clube da Mulher Professora Silvia Cristina Ozaki agradeceram ao Ministério Público do Paraná pela parceria institucional e ao Promotor André Luiz Querino Coelho pela relevante contribuição acadêmica e social.

A noite foi abrilhantada por uma apresentação cultural inspirada nos ritmos e expressões afro-brasileiras, que exaltou a riqueza, a força e a beleza das tradições formadoras da identidade nacional. O momento artístico simbolizou resistência, união e orgulho da cultura afrodescendente.

A ação integra a programação do Mês da Consciência Negra, promovida pela Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina.

Créditos: Assessoria/Prefeitura

Grande público compareceu para prestigiar o evento André Luiz Querino Coelho, Promotor de Justiça no Estado do Paraná, palestrou no evento Apresentação cultural abrilhantou a programação

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário