Notícias da Região | Umuarama
Quinta-feira, 11 de Setembro de 2025
Dupla de Umuarama usa inteligência artificial para aplicar golpes e acabam presas em Curitiba
Umuaramenses usavam imagens falsas de mulheres geradas por IA e montadas no computador, para extorquir suas vítimas

Uma ocorrência envolvendo crime aplicado através de sistemas digitais mobilizou forças de segurança na capital do Paraná. Em Curitiba, dois homens de 25 anos foram presos na Cidade Industrial, acusados de envolvimento em um esquema de extorsão utilizando imagens falsas produzidas com inteligência artificial (IA).
A Polícia Militar informou que as investigações começaram após denúncias indicando que os acusados (que não tiveram seus nomes divulgados), são moradores de Umuarama e haviam se deslocado até Curitiba com o objetivo de aplicar golpes. A dupla usava ferramentas de inteligência artificial para gerar imagens falsas de mulheres em situações de nudez ou conteúdo adulto. Com esse material, entravam em contato com homens de diferentes regiões do país para ganhar a confiança das vítimas.
Após estabelecerem um vínculo, os criminosos solicitavam transferências bancárias, geralmente sob o pretexto de ajudar financeiramente ou manter o “relacionamento”. Segundo a PM, os golpistas chegavam a arrecadar cerca de R$ 10 mil por semana com a prática criminosa. “Eles confessaram e disseram que viviam dessa prática”, relatou um tenente envolvido na ação.
Com a prisão, foram apreendidos celulares, chips, cartões bancários e computadores utilizados na execução dos golpes. Ambos os suspeitos foram levados à Central de Flagrantes. A reportagem tentou contato com os órgãos oficiais de segurança, como a PMPR e a Secretaria de Segurança Pública, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.
Fonte: Umuarama News com informações de Banda B