Notícias da Região | Educação
Terça-feira, 22 de Abril de 2025
(Educação) Setor Palotina da UFPR realiza abertura do Pré-Vestibular Comunitário
Correio do Ar

O Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou, na última semana, a abertura oficial do Pré-Vestibular Comunitário (PREVEC), reunindo cerca de 300 pessoas interessadas nas modalidades presencial e remota.
A cerimônia de abertura da modalidade presencial ocorreu no dia 14, no auditório do Seminário. Já a modalidade online foi oficialmente iniciada no dia 15.
Neste ano, o Setor Palotina oferece 60 vagas presenciais, voltadas para alunos oriundos de escolas públicas, e outras 150 vagas na modalidade online.
A abertura presencial contou com a presença de autoridades locais e representantes do projeto, entre eles: a secretária municipal de Educação e Cultura, Marinês Marafon Kuki; a coordenadora municipal de Educação, Eleci Schroder Donin; o vereador e professor do PREVEC, Filipe Luís Brustolin; a vice-diretora do Setor Palotina da UFPR, professora Dra. Maria Cristina Milinski; as coordenadoras do PREVEC, professoras Mara Fernanda Parisoto e Ana Romão da Silva. Também estiveram presentes ex-alunos do cursinho, hoje universitários — Cristian, Eduarda, Diana e Samuel —, além da professora Paola e da psicóloga Andriele Cristina S. da Silva, representante dos colaboradores voluntários.
Por ocasião da abertura se apresentou a Fanfarra Municipal.
Sobre o PREVEC
Criado em 2016, o Projeto de Extensão Pré-Vestibular Comunitário surgiu para atender à demanda de estudantes do ensino médio da rede pública que buscavam ingressar no ensino superior. Paralelamente, também oferece aos estudantes de licenciatura do Setor Palotina a oportunidade de vivenciar a prática docente em um ambiente real.
Desde sua criação, o projeto conta com o envolvimento de professores da UFPR, acadêmicos monitores e o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Palotina. Na sua primeira edição, foram ofertadas aulas de Biologia, Química, Física, Matemática e Redação.
Nos anos seguintes, o projeto ampliou suas parcerias, incorporando acadêmicos de graduação e pós-graduação em licenciatura de outras instituições, bem como professores da rede pública. Essa ampliação permitiu a oferta de todas as disciplinas do currículo do ensino médio, incluindo duas línguas estrangeiras, com aulas realizadas de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 22h30. O cursinho recebe alunos de Palotina e também de cidades vizinhas, como Iporã.
Crédito: Assessoria

