,

Esportes | Esporte

Domingo, 17 de Março de 2024

Em campanha emblemática, seleção brasileira de futsal conquista prata nas Surdolimpíadas de Inverno

Evento ocorreu entre os dias 1º e 12 de março em Erzurum, na Turquia

Em campanha emblemática, a seleção brasileira feminina de futsal encerrou a participação na 20ª edição da Winter Deaflympics (Surdolimpíadas de Inverno) com a medalha de prata.

O evento, considerado um dos mais importantes do calendário do surdodesporto internacional, ocorreu em Erzurum, na Turquia, entre os dias 1° e 12 de março.

Pela primeira vez, o Brasil conquistou medalhas com as seleções de futsal feminino e masculino na competição.

"É uma emoção muito grande ver onde conseguimos chegar e poder mostrar para o mundo a força do desporto de surdos do nosso país. Já tivemos muitas conquistas importantes, mas essa é especial, porque as duas seleções de futsal chegaram ao pódio", destacou a presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), Diana Kyosen.

Etapa Por Etapa, A Jornada Até a Prata

(Foto: Lidiana Matos/CBDS).

A equipe, comandada pelo técnico Vanderlan da Silva, dominou a fase de grupos, com vitórias sobre Japão (3 a 0), Itália (5 a 0) e Irlanda (13 a 2).

Na semifinal, as brasileiras superaram a Grã-Bretanha por 4 a 1. A equipe teve duas derrotas, ambas contra a seleção da Espanha, que venceu a competição por 5 a 2.

 

(Seleção feminina brasileira conquistou a medalha de prata - Foto: Lidiana Matos/CBDS).

Caso de Racismo

Na final disputada em 11 de março, um integrante da delegação brasileira foi alvo de ofensas racistas ao ser chamado de macaco. O nome da vítima não foi divulgado.

Em nota, a CBDS condenou os ataques sofridos pelo ato e os classificou como intoleráveis e "incompatíveis com ambientes democráticos". Confira a nota na íntegra mais abaixo.

Seleção Masculina de Futsal

 

(Seleção masculina conquistou medalha de bronze - Foto: Lidiana Matos/CBDS).

A segunda medalha veio com a seleção masculina de futsal, que disputou o terceiro lugar contra a Espanha. O Brasil deu um baile nos espanhóis em uma goleada de 8 x 4. Com isso, a seleção masculina ficou em terceiro lugar e conquistou a medalha de bronze, também com uma campanha inédita.

Durante o torneio, a seleção masculina, liderada pelo técnico Lúcio Cruz, venceu o Quênia por W.O; a República Tcheca (6 x 4); e a Tailândia (6 x 2). A equipe empatou com o Japão (1 x 1) e perdeu para o Irã.

No masculino, o primeiro lugar ficou com a seleção do Irã e o segundo lugar com a seleção do Japão.

20ª Winter Deaflympics

A Winter Deaflympics é realizada pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD) e reuniu mais de 600 atletas surdos, representantes de 36 países, em Erzurum, na Turquia, entre os dias 2 e 12 de março.

O Brasil participou do evento com a maior delegação da história, composta por 48 pessoas, entre atletas, comissão técnica e dirigentes da CBDS.

Ao todo, foram disputadas seis modalidades esportivas: Curling, Esqui Alpino, Esqui Cross Country, Futsal, Snowboard e Xadrez. O Brasil teve representantes em duas delas: Futsal (Feminino e Masculino) e Xadrez.

Nota de Repúdio da CBDS

"Hoje, durante a partida da final feminina nas Surdolimpíadas de Inverno, entre Brasil x Espanha, um atleta da delegação brasileira de futsal foi chamado de macaco.

A CBDS manifesta veemente repúdio ao ataque sofrido por seu atleta e lamenta mais um episódio envolvendo atos de racismo no esporte.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos e os normativos amplamente adotados pela comunidade internacional condenam quaisquer práticas de racismo e xenofobia.

Esses tipos de conduta são incompatíveis com ambientes democráticos e não podem ser tolerados, tampouco normalizados.

Lamentamos profundamente que ainda existam atos como o sofrido hoje por nosso atleta, bem como a falta de resposta imediata das autoridades competentes para coibir tais atos."

Redação Catve.com/Assessoria

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário