Notícias da Região | Inusitado
Segunda-feira, 17 de Março de 2025
Falcão-peregrino anilhado nos Estados Unidos é localizado em Nova Santa Rosa
Correio do Ar

Nova Santa Rosa foi tema de gravação de reportagem da RPC de Cascavel, no domingo (16), por conta de um visitante inusitado no município. Trata-se de um falcão-peregrino, considerada a ave mais rápida do mundo. A reportagem vai ao ar no Meio-dia Cascavel de terça-feira (18).
A visita chama a atenção por conta de que essa espécie de ave de rapina para reprodução prefere zonas montanhosas ou costeiras, ilhas oceânicas, e com menos probabilidade, pode também ser encontrado em áreas urbanas. Os falcões chegam ao Brasil a partir de outubro e seguem até abril. O motivo da migração é o inverno na América do Norte.
A ave foi encontrada pelo engenheiro agrônomo Marcelo Leonhardt, em seu sítio localizado na Sanga Xerê, no final da tarde da última terça-feira (11), quando ele dava uma volta pelas proximidades dos açudes, e encontrou a ave com uma das asas quebradas, chamando a atenção por ter anilha. Segundo ele, logo cobriu com um pano o falcão e levou para sua casa na cidade, onde passou a fazer várias ligações, até que conseguiu descobrir o que fazer com a mesma. Em dado momento, chegou a informação que os servidores da Prefeitura de Nova Santa Rosa, o veterinário Anderson Ademar Wallow, e o técnico agrícola Kléber Adriano Ribeiro, poderiam dar o devido encaminhamento. E foi o que aconteceu: levaram a ave até Palotina, na Universidade Federal Paraná (UFPR), para cuidados médicos. Eles fazem parte de um grupo de WhatsApp do IAT (Instituto Água e Terra), que reúnem representantes de prefeituras e hospitais veterinários.
Com base na anilha fixada na pata da ave, descobriu-se que ela foi anilhada ainda filhote, próximo a cidade de Ocean City, no estado de Maryland, nos Estados Unidos. Com isso, foram 7.300 quilômetros de distância que o falcão percorreu até o local da captura em Nova Santa Rosa.
De acordo com o professor do curso de Medicina Veterinária da UFPR, Anderson Luiz de Carvalho, a ave passou por um procedimento cirúrgico em uma das asas e espera-se estar recuperada até o final do mês que vem, para que possa retornar para os Estados Unidos. Caso não esteja recuperada, só poderá voltar no outro ano, quando novamente entra em período migratório.
O FALCÃO-PEREGRINO
O falcão-peregrino é uma ave de rapina diurna de médio porte que pode ser encontrada em todos os continentes, exceto na Antártida. A espécie prefere habitats em zonas montanhosas ou costeiras, mas pode também ser encontrado em grandes cidades como Nova Iorque.
O falcão é a ave mais rápida do mundo, podendo atingir 320 km/h em um mergulho. Essa velocidade é próxima a de um carro de Fórmula 1.
Fonte: Portal Nova Santa Rosa por Assessoria



