,

Notícias da Região | Foz do Iguaçu

Quinta-feira, 03 de Julho de 2025

Gangue que usava caminhão dos Correios e truques para driblar PF é alvo de Operação em Foz do Iguaçu

Correio do Ar

Na manhã desta quinta-feira (03/07), a Polícia Federal deflagrou a Operação Specula, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de drogas, especialmente maconha e cocaína. As ações estão concentradas no município de Foz do Iguaçu, no Paraná.


Ao todo, estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão, todos em Foz do Iguaçu. A investigação teve início em outubro de 2024, após a identificação de movimentações suspeitas em um galpão localizado no bairro Parque da Lagoa, utilizado como entreposto para o armazenamento e distribuição de entorpecentes.

Segundo a Polícia Federal, as drogas eram transportadas para diversos estados do país em caminhões adaptados com compartimentos ocultos, como fundos falsos e pneus. Em algumas ocasiões, os criminosos faziam uso de cal hidratada para mascarar o odor dos entorpecentes, dificultando a ação dos cães farejadores.

Durante o curso das investigações, foram realizadas cinco apreensões de drogas, totalizando 6.288 quilos de maconha e 108 quilos de cocaína. Quatro pessoas foram presas em flagrante e dez veículos foram apreendidos.

Em um dos episódios apurados, o grupo utilizou um caminhão dos Correios para dissimular o transporte ilícito. Também foi identificado o uso de motoristas batedores, que seguiam à frente dos veículos carregados com drogas, repassando em tempo real informações sobre a presença de barreiras policiais.

O nome da operação, Specula, deriva do latim e significa “ponto de observação”, em referência à função estratégica do galpão utilizado pela organização criminosa.

Fonte: CGN

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário