Nacional | Salvador
Quinta-feira, 06 de Fevereiro de 2025
Igreja que desabou em Salvador pediu vistoria ao Iphan há dois dias por causa de "dilatação no forro"
Desabamento do teto da Igreja de São Francisco de Assis, matou uma pessoa e deixou cinco feridos

O presidente do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico (Iphan), Leandro Grass, afirmou que a igreja em Salvador na qual o teto desabou nesta quarta-feira (5) solicitou há dois dias uma vistoria do órgão por causa de uma "dilatação do forro".
De acordo com Grass, a visita dos técnicos estava marcada para esta quinta-feira (6). O presidente do órgão ainda disse que a vistoria não foi pedida com urgência.
O desabamento do teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como "igreja de ouro", matou uma pessoa e deixou cinco feridos nesta tarde.
"Ele [o frei responsável pela igreja] protocolou na segunda-feira (3), às 15h48, pelo protocolo padrão (...) se ele tivesse de fato uma urgência, certamente teria ligado para o superintendente que tem o telefone dele, mas ele protocolou isso 15h4, pedindo uma vistoria do Iphan", declarou Grass.
Segundo o presidente do Iphan, se a igreja tivesse encontrado um risco urgente para com a estrutura do templo, a solução seria ligar para a Defesa Civil.
Em comunicado, o Iphan afirmou que a responsabilidade pela estrutura é da Ordem Primeira de São Francisco.
Fonte: Catve.com por TV Cultura