,

Notícias da Região | Palotina

Segunda-feira, 18 de Março de 2024

Mais de 230 nascentes de água já foram recuperadas e preservadas em Palotina

Correio do Ar

Recuperar e preservar as nascentes pode garantir a continuidade dos negócios, principalmente em épocas de estiagem. Muitos produtores sofrem com secas rigorosas, que acabam impactando na produção. Com as nascentes protegidas, é possível solucionar esse problema de uma forma sustentável, econômica e perfeitamente viável. A Secretaria do Agronegócio e Meio Ambiente de Palotina – Seagro, vem realizando um excelente trabalho na recuperação e preservação das nascentes existentes no município.
Em parceria com a Itaipu Binacional e o Colégio Agrícola Adroaldo Augusto Colombo, foi realizado o trabalho de recuperação e preservação em mais uma nascente de água na Linha Princesa. Este mesmo trabalho já foi realizado em mais de 230 nascentes em Palotina. De acordo com o técnico agrícola e ambiental da Seagro de Palotina, Nivaldo Antonio Domingos, a população é diretamente afetada pela poluição das águas. O aumento de casos de doenças, a diminuição da oferta de água e de locais para atividades de recreação e lazer são alguns dos prejuízos gerados pela poluição, além dos elevados gastos financeiros para tratar a água. 
Segundo ele, a vegetação do entorno das nascentes tem a capacidade de minimizar os efeitos devastadores das enxurradas e os processos erosivos, além de purificar o ar, filtrar os poluentes e auxiliar na regulação do ciclo da água. O ambiente das nascentes, quando protegido, mantém uma temperatura mais amena, além de servir de abrigo e fornecer alimento para a fauna silvestre. “Estamos trabalhando para recuperar e preservar as nossas nascentes que têm importante papel ambiental: além de fornecerem água para os córregos e rios que abastecem toda a cidade, elas também são fonte de vida para outros organismos”, revela Nivaldo.

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário