Nacional | Venezuela
Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025
María Corina Machado é retida e libertada após manifestação em Caracas
Fato ocorreu nesta quinta-feira (09)
A líder opositora venezuelana María Corina Machado foi liberada na noite desta quinta-feira (9), após ter sido "retida à força" ao final de uma manifestação em Caracas, segundo informou sua equipe política.
De acordo com relatos publicados pela equipe de Machado na rede social X, o incidente ocorreu enquanto ela deixava o ato no bairro de Chacao. "Hoje, saindo da concentração em Chacao, Caracas, María Corina Machado foi interceptada e derrubada da motocicleta que ela dirigia. Armas de fogo detonadas no evento. Eles a levaram embora à força. Durante o período do sequestro, ela foi obrigada a gravar vários vídeos e posteriormente foi libertada" diz comunicado via rede social X.
Nas próximas horas ela se dirigirá ao país para explicar os fatos.
As circunstâncias exatas do ocorrido ainda não foram esclarecidas, e não há informações sobre feridos. O episódio aconteceu em meio a um cenário de tensões políticas na Venezuela, onde María Corina Machado é uma figura de destaque na oposição ao governo de Nicolás Maduro.
Após o caso, Edmundo Gonzáles, opositor de Maduro apoiado por Maria Corina, pediu a soltura imediata da mulher. "Como presidente eleito, exijo a libertação imediata de María Corina Machado. Às forças de segurança que a sequestraram eu digo: não brinquem com fogo".
Após a informação de que Maria foi libertada, Edmundo falou que terem libertado Maria não diminui o caso de violência. "Muito sério! O fato de María Corina estar livre não minimiza o fato de que o que aconteceu foi ela ter sido sequestrada em condições de violência".
Maria Corina publicou em seu instagram um comunicado após a soltura.
"Venezuelanos,
Hoje, o bravo povo demonstrou como SUPERAR o medo!
Nunca senti tanto orgulho de ser venezuelano.
Obrigado, obrigado, a todos os cidadãos que saíram às ruas para reivindicar a nossa vitória no dia 28 de julho e COLECIONÁ-LA!
Meu coração está com o venezuelano que foi baleado quando as forças repressivas do regime me detiveram.
Agora estou em um lugar seguro e com mais determinação do que nunca para continuar com vocês ATÉ O FIM!
Amanhã contarei o que aconteceu hoje e o que está por vir.
A Venezuela será LIVRE!
GLÓRIA AO POVO CORAJOSO"
Um perfil com o nome de Maria Corina no Instagram publicou um vídeo em que a mulher diz que está bem e livre.
Redação Catve.com