Notícias da Região | Operação “Fenda Digital”
Quinta-feira, 07 de Maio de 2026
Megaoperação desarticula grupo especializado em furtos de Hilux e SW4 na fronteira com o Paraguai
A ação foi coordenada pelas delegacias de Mundo Novo e Naviraí e mobilizou mais de 70 agentes de segurança pública
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul deflagrou na manhã desta quinta-feira (07) a Operação “Fenda Digital”, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada no furto de caminhonetes, principalmente dos modelos Toyota Hilux e Toyota SW4, na região de fronteira com o Paraguai.
A ação foi coordenada pelas delegacias de Mundo Novo e Naviraí e mobilizou mais de 70 agentes de segurança pública.
Segundo as investigações, que duraram cerca de três meses, o grupo atuava de forma organizada e altamente coordenada, sendo responsável por diversos furtos de veículos em cidades do sul de Mato Grosso do Sul. Após os crimes, os automóveis eram levados ao Paraguai, caracterizando atuação transnacional da quadrilha.
Como funcionava o esquema
Conforme a polícia, os criminosos exploravam uma vulnerabilidade no sistema de abertura dos veículos. Utilizando uma chave de fenda, conseguiam acessar o interior sem acionar os dispositivos de segurança. Em seguida, empregavam decodificadores digitais para dar partida nos automóveis — prática que deu origem ao nome da operação, “Fenda Digital”.
As diligências permitiram identificar mais de dez envolvidos, entre adultos e adolescentes, todos com funções definidas dentro da organização criminosa
Mandados cumpridos
A operação ocorreu simultaneamente nos municípios de Mundo Novo, Naviraí e Guaíra.
Ao todo, foram cumpridos:
08 mandados de prisão;
03 mandados de busca e apreensão contra adolescentes;
10 mandados de busca domiciliar;
02 prisões em flagrante.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais apreenderam aparelhos eletrônicos, drogas, arma de fogo, munições e outros objetos ligados às investigações.
Um dos presos em flagrante responderá por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Outro foi autuado por porte de munições de uso permitido.
Forças de segurança envolvidas
Participaram da operação equipes das delegacias de Mundo Novo, Naviraí, Itaquiraí, Eldorado e Iguatemi, além da Delegacia Regional de Naviraí, DAM/Naviraí e Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira.
A ação também contou com apoio da Polícia Civil do Paraná, por meio da delegacia de Guaíra, além da atuação integrada da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, do Departamento de Operações de Fronteira e da Coordenadoria-Geral de Policiamento Aéreo (CGPA).
As investigações continuam para identificar outros envolvidos e aprofundar as apurações sobre a atuação da organização criminosa
Fonte: Marechal News

















