Notícias da Região | Tragédia
Terça-feira, 15 de Julho de 2025
Mesmo após transferência, menino de 3 anos morre após ser picado por escorpião e faltar soro no Paraná
Correio do Ar

Um menino de três anos morreu após ser picado por um escorpião em Cambará, no norte do Paraná. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a criança foi inicialmente atendida no pronto-socorro local, apresentando sintomas de febre alta.
Devido à gravidade do quadro, o paciente foi transferido para um hospital em Jacarezinho, município vizinho. Posteriormente, foi transportado de helicóptero até hospital de referência em Londrina. Apesar de ter apresentado leve melhora após receber atendimento especializado, a criança teve piora no quadro e não resistiu.
O secretário de Saúde de Cambará, Ronaldo Guardiano, afirmou que o município não possui estoque de antídoto para picada de escorpião. Segundo ele, a responsabilidade pela distribuição do soro é da 19ª Regional de Saúde, com sede em Jacarezinho. Durante entrevista à Rádio Circulando, Guardiano apresentou um ofício datado de 26 de junho, no qual a Secretaria Municipal de Saúde solicita formalmente a manutenção de soros antiofídicos e antiescorpiônicos na rede local. De acordo com o secretário, o pedido não foi atendido.
“É uma tragédia sem precedentes”, declarou Guardiano durante a entrevista. Ele informou ainda que a prefeitura deverá divulgar uma nota oficial sobre o caso, com orientações para a população.
A espécie de escorpião responsável pelo ataque não foi divulgada pelas autoridades.
Fonte: CGN com informações do TN Online.