Nacional | TCU
Terça-feira, 28 de Maio de 2024
Ministro Augusto Nardes do TCU relata que faltaram políticas de prevenção de enchentes no RS
O ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), participou recentemente do programa EPC sobre a culpa da falta de políticas públicas de prevenção de catástrofes no Rio Grande do Sul.
Augusto reforça que a questão ambiental e de prevenção não deve ser tratada somente no Rio Grande do Sul, mas sim em todo o Brasil.
"É necessário implantar governança, seja no Rio Grande do Sul, seja em qualquer parte do Brasil, seja em qualquer parte do mundo. O clima está mudando e pode concentrar chuvas, um fenômeno na linha, chove mais em um canto, chove mais no outro canto, um ano e outro, e pode acontecer essa situação dramática que o Rio Grande do Sul está vivendo".
O ministro enviou um vídeo para a Catve em que reforça que não houve manutenção nos equipamentos de prevenção, principalmente em Porto Alegre.
"Ficou claro que não houve manutenção, especialmente na capital, como em outras cidades, não tinha uma política preventiva de governança. Ter avaliação de risco é muito importante".
Augusto também relatou que esta situação de despreparo ocorre em várias áreas, como também na educação e na saúde.
"Sem planejamento, sem organização preventiva, sem mecanismo de governança, você não entrega resultado para a sociedade. Isso se passa em tudo, na educação, na saúde, na infraestrutura e também na defesa civil.
Então estamos nessa caminhada propagando e tentando agora implantar uma lei que já provamos na Câmara dos Deputados para termos prevenção políticas de governança em toda a nação".
Redação Catve.com