Notícias da Região | Palotina
Terça-feira, 12 de Agosto de 2025
Moção de Aplausos reconhece excelência do Núcleo de Segurança do Paciente de Palotina
Correio do Ar

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (11), a Câmara Municipal de Palotina entregou Moção de Aplausos ao Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Municipal Quinto Abraão Delazeri. A homenagem reconhece os relevantes serviços prestados e a contribuição significativa para a segurança dos pacientes hospitalizados na UTI da unidade.
O reconhecimento foi motivado pela conquista da Plena Conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente – Hospitais com UTI, premiação recebida em 13 de julho, em Cascavel. Essa classificação é o mais alto nível do levantamento, que também prevê as categorias Alta, Média e Baixa Conformidade.
O Hospital Municipal Quinto Abraão Delazeri foi o único serviço de saúde da Macro Oeste do Paraná — que abrange as regionais de Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Pato Branco e Francisco Beltrão — a atingir a totalidade dos itens avaliados. No estado, 130 hospitais participaram do processo e apenas 13 conquistaram o mesmo resultado.
A avaliação tem como objetivo institucionalizar a cultura de segurança nos serviços de saúde, gerenciar riscos e aplicar boas práticas para aprimorar a qualidade da assistência. O desempenho é fruto do trabalho coordenado pela Dra. Emília Marta da Fonseca Sobreira e referente aos dados de 2023.
Os responsáveis pelo Núcleo em 2023 foram: presidente Juliana Damasceno Campestrini, secretária Josiane Lago Stefanello e coordenadora Emília Marta da Fonseca Sobreira. Também atuaram como consultores Juliana Damasceno Campestrini (médico), Silvana Busanello Coldebella (enfermagem), Rosane Jacobi Krisanski (administrativo), Gabriela Nandi (fisioterapia), Elsone Fernanda Ost Fischborn (nutrição), Maria Dalila Bento Maria Specia (CCIH), Luciane Elga Ackermann Maluf (centro cirúrgico), Viviane Rossato Araldi (farmácia), Franciele Basso (hemodiálise), Mariângela Cristina Xavier (agência transfusional), Cíntia Iuri Takahashi Cancio (UTI) e Rafaela Dessi Rialto (direção de enfermagem).
A Moção foi subscrita pelos vereadores Hederson Giacomini, Filipe Luís Brustolin, Valtecir César Manfroi e Marcia Berno.
Créditos: Assessoria/Câmara

