Notícias da Região | Furto
Quinta-feira, 24 de Outubro de 2024
Mulheres se passam por religiosas e furtam cartões de idosos no PR; moradora de Xambrê foi vítima
Polícia Civil investiga o caso. Família da idosa conseguiu imagens de câmeras de segurança da residência e estabelecimentos onde as suspeitas passaram o cartão
A Polícia Civil investiga a participação de três mulheres suspeitas de aplicar golpes em idosos no Paraná. Elas abordam as vítimas em suas casas pedindo autorização para entrar e fazer uma oração por eles, e então, em um momento de distração furtam documentos e cartões.
O caso mais recente denunciado à polícia aconteceu em Xambrê, neste final de semana. A família da vítima entrou em contato com a reportagem e contou detalhes da ação.
A vítima, 84 anos, estava em casa no sábado (19), quando a autora chegou alegando querer orar por ela. A idosa estava sozinha em casa e em certo momento, já no interior da residência, a golpista pegou um cartão bancário da vítima e depois foi embora.
A família tem câmeras do lado de fora da casa, e foi possível ver quando as três entram em um carro prata e vão embora. “Nós vimos pelas câmeras de segurança que essa mulher vai embora em um carro prata onde estavam mais duas mulheres, e temos certeza que são as mesmas que já aplicaram golpes em idosos de outras cidades do Paraná”, contou a neta.
Segundo a neta, as suspeitas utilizaram o cartão para fazer compras em lojas de Umuarama e Maringá. Imagens de câmeras de segurança mostram elas nos estabelecimentos. A última compra feita no cartão teria sido dia 20 de outubro, às 12h43 em uma farmácia.
O boletim de ocorrência só foi registrado na segunda-feira (21), quando a família percebeu o que havia acontecido. “A cuidadora da minha avó foi tentar passar o cartão no mercado e a compra foi negada. Então, olhamos o extrato e estava tudo zerado”.
As compras são sempre muito próximas uma das outras, dando a entender um certo tipo de revezamento entre as suspeitas. Nas imagens de Ramilândia elas aparecem em um carro, já na casa da idosa em Xambrê, o veículo é outro.
OUTRAS VÍTIMAS
Em setembro, um caso parecido foi registrado pela Polícia Civil de Ramilândia, no oeste do Paraná. Duas mulheres ofereceram orações para um casal de idosos, roubaram cartões das vítimas e gastaram mais de R$ 11 mil, na cidade vizinha, em Medianeira.
“Ao adentrar na residência, essas mulheres verificaram a presença de dois cartões, em nome dos idosos, esses cartões continham a senha junto, inclusive a polícia orienta para que isso não seja feito. Caso precisar, nunca deixar junto com o cartão”, frisou a delegada Jéssica Farias.
Além de compras em pelo menos seis lojas de Medianeira, na mesma região do estado, as suspeitas também realizaram empréstimos com os cartões, segundo a polícia, que divulgou imagens de câmeras de segurança e pede ajuda da população na identificação das suspeitas.
Para que oração tivesse mais eficácia, elas pediram para as vítimas os documentos pessoais. Enquanto conversavam e faziam a oração, distraindo o casal, uma das mulheres pegou os cartões e documentos que estavam sobre uma mesa.
INVESTIGAÇÃO
A delegada de Xambrê, Maria Júlia Gonçalves, informou que o procedimento para apurar os fatos já foi instaurado, e que diligências estão sendo feitas para alcançar a identidade dos envolvidos, afim de esclarecer as circunstâncias.
“Esse ‘golpe’ já foi noticiado em outras cidades do Estado. Todavia, até o momento, não há como precisar se os autores são os mesmos. Não obstante, a Polícia Civil conta com a indispensável colaboração da população, quanto ao fornecimento de informações que possam cooperar com as investigações”, afirmou.
Canais de contato:
Polícia Civil: 197.
Telefone/WhatsApp da Delegacia de Polícia de Xambrê: (44) 36321233.
Disque Denúncia (sigilo garantido): 181
Fonte: Umuarama News