Notícias da Região | Operação Policial
Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026
Operação Conjunta da Polícia Militar e Secretaria de Segurança apreende motos elétricas e patinetes irregulares em Assis Chateaubriand
Correio do Ar
Nesta quinta-feira (12), a Polícia Militar do 31º Batalhão, em parceria com a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Assis Chateaubriand, realizou uma operação para fiscalizar o uso dos veículos autopropelidos na cidade.
A ação resultou na apreensão de motos elétricas e diversos patinetes que não estavam em conformidade com a nova legislação vigente desde o início deste ano. Conforme as normativas implementadas, o uso de equipamentos de segurança, como capacetes, tornou-se obrigatório para os condutores de patinetes. A operação identificou diversas irregularidades, sendo a ausência de capacetes e condições inadequadas dos pneus as principais causas das apreensões.
O 2º Tenente Adriano, responsável pela coordenação da operação por parte da Polícia Militar, destacou a importância da fiscalização para a segurança dos cidadãos. “A PM através do Pelotão de Trânsito do 31º BPM, ficou responsável por realizar uma operação em conjunto com os agentes municipais de Assis Chateaubriand, a fim de garantir sua segurança enquanto todos atuavam nas questões dos veículos autopropelidos, bem como ficamos responsáveis pela parte dos veículos classificados como ciclomotores apreendidos, já que estes necessitam de emplacamento para estar transitando", afirmou o oficial.
Adriano também reforçou a necessidade de os cidadãos seguirem as normas de trânsito: "A adesão às regras é fundamental para evitar acidentes e preservar a integridade física dos usuários."
O Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Christian Guilherme Goldoni, destacou que, antes da intensificação das fiscalizações, foram realizadas diversas ações educativas, incluindo a distribuição de panfletos e orientações à população sobre as novas regras. "Nosso objetivo inicial foi conscientizar os cidadãos para que todos tivessem a oportunidade de se adequar à legislação. No entanto, a partir deste momento, quem não estiver em conformidade estará sujeito às medidas legais cabíveis, incluindo a apreensão do veículo", afirmou Goldoni.
A operação contou com o suporte de equipes especializadas da Polícia Militar, que atuaram como órgão fiscalizador durante toda a ação. Os proprietários dos patinetes apreendidos deverão procurar a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, localizada junto à Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, para regularizar a situação. Já os responsáveis por ciclomotores deverão se dirigir ao 31º Batalhão da Polícia Militar.

















