Notícias da Região | Saúde pública
Sexta-feira, 26 de Junho de 2026
Osmar Rinki participa de anúncio de repasse para fortalecer a saúde pública no Paraná
Correio do Ar
O prefeito em exercício de Assis Chateaubriand, Osmar Rinki, cumpriu agenda oficial em Curitiba, na quinta-feira (25), onde participou no Palácio Iguaçu, da cerimônia de anúncio de repasse aos 399 municípios para fortalecimento do atendimento no SUS, financiamento da Média Complexidade.
O governador do estado Carlos Massa Ratinho Junior anunciou o repasse de R$ 202,1 milhões para fortalecer o atendimento especializado do Sistema Único de Saúde (SUS) nos 399 municípios paranaenses. Os recursos foram transferidos em parcela única, de forma automática, diretamente do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde e estão programados para serem depositados já nesta sexta-feira (26).
O investimento integra uma estratégia do Governo do Estado para ampliar o acesso da população a consultas, exames especializados e serviços de média complexidade ambulatorial, reduzindo gargalos no atendimento e acelerando diagnósticos e encaminhamentos em todas as regiões do Paraná.
Os recursos poderão ser utilizados para a realização de consultas especializadas, exames diagnósticos e pagamento de prestadores de serviços do SUS. A distribuição foi definida pelo critério per capita, com valor de R$ 17 por habitante, considerando a estimativa populacional de 2025 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Osmar Rinki destacou a relevância do investimento para os municípios, enfatizando que os recursos representam um avanço significativo na qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. "Este repasse demonstra o compromisso do governo estadual com a saúde pública e reforça nossa capacidade de atender às demandas do município com mais eficiência", afirmou.
Foto- Jonathan Campos /AEN

















