Notícias da Região | Palotina
Quarta-feira, 06 de Novembro de 2024
Palotina realiza seminário “Inspirar para Inovar” com foco na BNCC Computação e práticas pedagógicas inovadoras
Correio do Ar
Nesta quarta-feira, 6 de novembro, o Teatro Municipal Ludovico Riedi em Palotina será palco do seminário “Inspirar para Inovar”, evento promovido pela Secretaria de Educação e Cultura. O encontro reúne professores da rede municipal para uma troca de experiências sobre práticas pedagógicas inspiradas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Computação, recentemente implementada no currículo educacional de Palotina.
Este ano, a Secretaria realizou uma série de capacitações para introduzir os educadores ao novo componente da BNCC. O complemento de Computação, inserido em 2022, estabelece habilidades obrigatórias para toda a Educação Básica e traz três pilares: Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital. Esses eixos abordam desde o raciocínio lógico e soluções de problemas, até a compreensão do funcionamento técnico do mundo digital e discussões éticas e sociais sobre o uso de tecnologia.
No seminário, os professores terão a oportunidade de apresentar práticas desenvolvidas ao longo do ano, alinhadas aos princípios da BNCC Computação. A programação inclui duas palestras de destaque. A primeira será conduzida pelo educador Ailton Dias, que abordará o tema “Os Desafios Contemporâneos: Como Ensinar a Pensar em um Mundo onde as Máquinas já Sabem Responder”. Em seguida, a psicóloga Camila Bordignon discutirá “O Ônus e Bônus da Tecnologia: um Olhar Psicológico sobre o Desenvolvimento Infantil”, trazendo uma perspectiva sobre o impacto da tecnologia na infância e no desenvolvimento emocional dos estudantes.
Além das apresentações e palestras, será exibido um memorial de gestão da Secretaria de Educação, destacando ações e projetos desenvolvidos ao longo dos últimos anos. O evento busca fortalecer a formação dos profissionais da educação e promover um ensino mais inovador, crítico e alinhado às demandas tecnológicas da sociedade contemporânea.