Notícias da Região | Clima
Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2025
Palotina registra maior volume de chuva do Paraná nesta sexta-feira (12), com 121 mm desde a madrugada
Correio do Ar
Palotina teve o maior acumulado de chuva registrado no Paraná até as 14h30 desta sexta-feira (12). Segundo dados do Simepar, o município já soma 121 milímetros, volume que se aproxima da média histórica de chuva para todo o mês de dezembro, que é de 171,2 mm.
A forte instabilidade também atingiu outras cidades do Oeste, como Assis Chateaubriand (116,4 mm) e Guaíra (113,2 mm), mas Palotina liderou o ranking de pluviometria no Estado ao longo da manhã e início da tarde.
O grande volume é resultado de um sistema de baixa pressão que atua sobre o Paraguai e o norte da Argentina, favorecendo a entrada de umidade e calor da região amazônica. Esse quadro, reforçado por um cavado meteorológico em altitude, favorece a formação de tempestades intensas.
Além da chuva, rajadas de vento foram registradas em diversas regiões do Paraná, algumas acima de 60 km/h, principalmente no Norte e região Central do Estado.
A previsão indica que o sistema atravessa o Paraná até sábado (13). No Oeste — incluindo Palotina — o tempo deve começar a estabilizar a partir da tarde, com retorno gradual do sol e elevação das temperaturas. Já no Norte, o risco para tempestades severas segue elevado.
No domingo (14), o tempo permanece instável em todo o Estado, com nebulosidade e pancadas isoladas. Na segunda-feira (15), uma nova frente fria volta a influenciar as condições do tempo, especialmente no Noroeste, Oeste e Sudoeste.
A Defesa Civil recomenda que a população de Palotina siga atenta aos alertas meteorológicos. Para receber informações em tempo real, basta enviar um
SMS com o CEP para 40199.
Fonte: CGN

















