,

Notícias da Região | Temporal

Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2026

Paraná entra em alerta para temporais até sábado

Simepar prevê chuva forte, rajadas de vento e granizo em diversas regiões

O avanço de áreas de instabilidade deve provocar temporais no Paraná a partir desta quinta-feira (12), segundo o Simepar. A mudança no tempo ocorre devido ao aprofundamento de um sistema de baixa pressão entre o norte da Argentina e o sul do Paraguai, aliado à passagem de um sistema de altitude sobre o leste do Estado. As temperaturas elevadas e a alta disponibilidade de umidade também contribuem para a formação das instabilidades.

A previsão indica pancadas de chuva e tempestades irregulares, principalmente entre a tarde e a noite, podendo se intensificar e avançar pela madrugada. Há risco de chuva forte em curto período, rajadas de vento, descargas elétricas e queda de granizo localizado. Os temporais podem provocar queda de galhos, alagamentos, destelhamentos, danos em plantações e interrupção no fornecimento de energia. Entre sexta e sábado Cascavel está na lista das cidades que podem ser atingidas pelo temporal.

Sexta-feira (13)
Na sexta-feira, a combinação da passagem de uma frente fria pelo oceano Atlântico, na altura do Litoral, com o sistema de baixa pressão no interior do continente, manterá os índices de instabilidade elevados em todo o Paraná.

O Simepar alerta para o risco de tempestades pontualmente intensas, com chuva forte em curto espaço de tempo, rajadas de vento mais intensas, descargas elétricas e granizo. Há possibilidade de enxurradas, alagamentos, transbordamento de córregos, destelhamentos, danos em plantações, redução da visibilidade nas estradas e interrupções no fornecimento de energia.

Sábado (14)
No sábado, a condição de instabilidade continua. Novas tempestades devem se espalhar por boa parte do Estado ao longo da tarde, com possibilidade de chuva forte e temporais pontualmente intensos, especialmente em áreas do Litoral.

Assim como nos dias anteriores, há risco de rajadas de vento, descargas elétricas e granizo localizado. Os temporais podem causar queda de galhos, alagamentos, destelhamentos, danos em lavouras, redução da visibilidade nas rodovias e interrupção no fornecimento de energia.

Fonte: Gabi Lira | Catve.com

Sexta-feira (13) Sábado (14)

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário