Esportes | Patinação
Quarta-feira, 24 de Setembro de 2025
Patinadora cascavelense se prepara para competição na China
Ana Carolina brilhou no Troféu Brasil Júnior no último fim de semana
Esta que parece estar flutuando sobre os patins é Ana Carolina. Ela tem apenas 15 anos e antes de completar os 16, no próximo sábado (27), ela ganhou um dos melhores presentes da vida dela, o convite para participar do Campeonato Mundial na China.
Talvez você nem saiba, mas a patinação com patins conquista cada vez mais adeptos no Brasil, e em Cascavel não é diferente. A modalidade une esporte, lazer e expressão artística sobre rodas. A Ana Carolina é o grande exemplo desse crescimento da modalidade. Ela começou a patinar no final de 2020, brincando com as amigas.
Bárbara viu o potencial da Ana Carolina e convidou ela para uma apresentação e no final de 2021 medalhista no Campeonato Paranaense.
A patinação é um dom, mas que se transforma com a dedicação da patinadora. Com a Ana foi isso que aconteceu. Este ano ela foi campeã Sul-Americana com o grupo…. e mais recente, último fim de semana, no individual, foi medalha de prata no Troféu Brasil, modalidade Free Dance, em Santos. O desempenho dela levou a cascavelense a ser convidada pela primeira vez para o Mundial que será na China.
A apresentação por grupos na patinação artística é composta por 12 meninas. O Grupo Splenders, que convidou Ana Carolina, tem 11 de Curitiba e só ela do interior. Não é fácil porque ela precisa viajar para treinar um fim de semana ou oito na capital. Ainda bem que tem um quarteto em Cascavel, que acaba ajudando nos treinos de espaço e tempo.
A técnica Bárbara, que foi da seleção brasileira de patinação em 2012 e 2013, tem convicção que Ana vai conseguir superar os desafios e ajudar muito o grupo no mundial.
A mãe é uma das grandes incentivadoras da filha. A arquiteta aprendeu até a costurar para confeccionar os collans.
A patinação, vai muito além de deslizar: é desafio, arte e esporte — tudo sobre quatro rodas. Porém, muito mais difícil que levantar de uma queda igual a essa nos treinos é saber que precisa encarar outro desafio gigante. Como na maioria das modalidades esportivas, o sonho dela disputar o mundial passa pela ajuda de quem é apoiador do esporte. O grupo precisa arrecadar recurso e para isso fez uma Vaquinha online e uma rifa, além de pedido de patrocínios.
Fonte: Deivid Souza / Hora do Esporte

















