,

Notícias da Região | Base fluvial

Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2026

PF em Guaíra conclui reforma completa de sua base fluvial na região de fronteira

As atividades da base avançada se dão de modo ininterrupto e sem ponto fixo, podendo atuar em quaisquer locais

Nesta semana, a Polícia Federal finalizou a reforma estrutural completa da base avançada da Delegacia de Polícia Federal em Guaíra, a fim de fortalecer as ações fluviais no combate ao crime organizado regional.

Trata-se de embarcação estratégica, de grande porte, empregada para impulsionar as ações integradas da região e impedir o fluxo de embarcações utilizadas para transporte de ilícitos pelo Rio Paraná e pelo Lago de Itaipu.

Como fortalecimento das ações na região do Rio Paraná, busca-se evitar o ingresso no território brasileiro de armas, de drogas, de contrabando, de descaminho, bem como obstar atividades ilícitas na região.

Por meio do investimento, foram realizadas reformas nas estruturas e nas modificações das instalações internas, seguindo a PF e os órgãos parceiros com ações que transformam essa região em modelo de atuação integrada, com o objetivo de contribuir para a segurança da comunidade e para o enfraquecimento das redes criminosas que atuam na área de fronteira.

Fazem parte dessa operação e seguem atuando nas atividades ostensivas:
- o Exército;
- ⁠o BPFRON/PMPR;
- ⁠o TIGRE/PCPR;
- ⁠e os NEPOMs da Polícia Federal em Guaíra e também em Naviraí/MS.

As atividades da base avançada se dão de modo ininterrupto e sem ponto fixo, podendo atuar em quaisquer locais. Há ainda apoio de outras embarcações rápidas, para garantir a integral segurança da região.

Por fim, a Polícia Federal segue disponível, por meio de seus canais de contatos, para o recebimento de denúncias sobre crimes na região. Eventuais denúncias podem, inclusive, ser realizadas de forma anônima, para devida apuração.

Fonte: Polícia Federal

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário