Notícias da Região | Homenagem
Quarta-feira, 07 de Maio de 2025
Plantio de Moringa marca Festival de Pesca e homenageia Papa Francisco
Correio do Ar

No dia 1º deste mês, foi realizado o plantio de uma muda de Moringa no Lago Municipal de Palotina. A ação marcou a abertura da primeira edição do Festival de Pesca e também prestou homenagem ao Papa Francisco, falecido em abril. A iniciativa partiu de uma indicação do vereador Hederson Giacomini.
Estiveram presentes no ato o prefeito Rodrigo Ribeiro, a vice-prefeita Judith Sendtko, o presidente da ACIPA, Aliandro Barbosa, além de outras lideranças e munícipes.
O prefeito Rodrigo Ribeiro elogiou a ação e destacou que novas iniciativas serão realizadas no Lago Municipal. Durante a atual gestão, além do Festival de Pesca, foi criado o evento “Domingueira no Lago”. A administração também pretende ampliar a arborização do espaço e oferecer novos atrativos ao público.
Sobre a Moringa
A Moringa oleifera, conhecida popularmente apenas como Moringa, é uma planta originária do norte da Índia, mas que se adaptou muito bem a regiões tropicais e subtropicais ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Ela é considerada uma planta de alto valor nutricional e medicinal, sendo frequentemente chamada de “árvore da vida” ou “árvore milagrosa”.
Praticamente todas as partes da Moringa são aproveitáveis: folhas, flores, sementes e raízes. As folhas, por exemplo, são ricas em vitaminas A, C, E, além de cálcio, ferro e potássio. Podem ser consumidas frescas, em saladas, ou secas e transformadas em pó para uso em chás, sucos ou cápsulas. As sementes possuem propriedades purificadoras e são capazes até de filtrar a água.
Além do uso nutricional, a Moringa também é valorizada por suas propriedades medicinais, com estudos que apontam efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios, e até no controle do colesterol e da glicemia.
Outra grande vantagem da planta é sua resistência à seca e crescimento rápido, tornando-a ideal para ações de reflorestamento e arborização em áreas urbanas, como o Lago Municipal de Palotina.
Crédito: Assessoria/Prefeitura