,

Notícias da Região | Apreensão

Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2024

Polícia Ambiental apreende armas, munições e ave silvestre em fazenda de Umuarama

A Polícia Ambiental de Umuarama realizou uma operação que resultou na apreensão de duas espingardas, diversas munições e um papagaio mantido ilegalmente em cativeiro neste sábado (7). A ação ocorreu na BR-487 (Estrada Boiadeira), após denúncia anônima informando sobre a prática de caça de animais silvestres e a posse irregular de armas de fogo por um caseiro de uma fazenda.

Ao chegar ao local, os policiais questionaram o responsável, de 61 anos, que negou as acusações e autorizou buscas na propriedade. Durante as diligências, a equipe encontrou, escondidos em uma mangueira, duas espingardas (uma calibre .32 e outra de ar comprimido calibre 5.5), uma gaiola com um papagaio verdadeiro, além de munições e apetrechos para recarga de cartuchos.

Entre os itens apreendidos estavam:

  • 5 cartuchos intactos de calibre .32.
  • 11 cartuchos deflagrados de calibre .32.
  • Dois tubetes de pólvora.
  • 33 chumbinhos calibre 5.5.
  • Apetrechos para recarga, como soquetes e bucha de parafina.
  • Um punhal e uma rede de espera para caça de animais.

O suspeito, que já possuía histórico de infrações ambientais semelhantes, foi autuado em flagrante. Durante o registro da ocorrência, seu neto, de 18 anos, assumiu a responsabilidade pela ave mantida em cativeiro.

A operação resultou no resgate de um papagaio verdadeiro; lavratura de um auto de infração ambiental no valor de R$ 500,00; apreensão de 2 espingardas e 16 munições (intactas e deflagradas) e a prisão dos dois envolvidos.

Os suspeitos foram encaminhados às autoridades competentes, e o papagaio resgatado foi levado ao órgão ambiental responsável para cuidados necessários. A operação reforça o compromisso da Polícia Ambiental com a preservação da fauna e o combate a crimes ambientais.

Fonte: Umuarama News

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário