,

Notícias da Região | Palotina

Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2025

POLÍTICAS PÚBLICAS I Palotina se habilita em edital nacional de fortalecimento das políticas para mulheres

Correio do Ar

O município de Palotina está entre as cidades paranaenses habilitadas no resultado preliminar do Edital de Fortalecimento da Gestão de Políticas para as Mulheres, divulgado nesta semana pelo Ministério das Mulheres. O Paraná foi o segundo estado do país com maior número de habilitações: são 43 municípios contemplados, desempenho que impulsionou a Região Sul, responsável por 140 inscrições — a terceira com maior procura, atrás apenas do Nordeste e Sudeste.

A habilitação representa um avanço importante para o estado, que até poucos anos não figurava entre os melhores resultados do país. Para a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, o crescimento reflete o fortalecimento da governança pública e o esforço conjunto da Secretaria (Semipi) junto aos municípios.

Segundo ela, o desempenho reforça o pacto federativo e consolida o papel do Estado na articulação e apoio das estruturas municipais.

A diretora de Políticas Públicas para Mulheres da Semipi, Mariana Neris, também destacou que o cenário atual demonstra maior preparo técnico das equipes locais.

“É notável que as equipes dentro dos municípios têm mais acesso às informações, conhecimento sobre editais e capacidade técnica para concorrer a oportunidades federais”, afirmou.

O edital tem como objetivo qualificar o atendimento e ampliar a capacidade local de planejamento e execução de ações voltadas ao enfrentamento da violência, promoção da autonomia econômica e garantia de direitos. A iniciativa integra o Programa de Fortalecimento da Gestão de Políticas para as Mulheres, que busca consolidar uma política nacional de igualdade de gênero e ampliar sua presença em cidades de pequeno e médio porte.

Ações em Palotina
O município desenvolve iniciativas permanentes voltadas às políticas públicas para mulheres, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da Assessoria de Defesa da Mulher — estrutura que promove ações, orientação, articulação de serviços e apoio às mulheres em diferentes áreas.

Com a habilitação no edital, Palotina passa a disputar recursos e suporte técnico federal para ampliar e qualificar estas iniciativas.

Crédito: Assessoria

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário