Notícias da Região | Saúde
Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025
Prefeito de Palotina, Rodrigo Ribeiro, integra a diretoria do Consamu
Correio do Ar
O prefeito de Palotina, Rodrigo Ribeiro, agora integra a diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Consamu). Na manhã desta sexta-feira (10), o Consamu realizou uma Assembleia Geral na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), com o objetivo de eleger a nova presidência e definir os membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal.
Com uma chapa única registrada, o prefeito de Corbélia, Thiago Stefanello, foi eleito por unanimidade presidente do Consamu. O cargo de vice-presidente foi assumido por César Alexandre Seidel, prefeito de Quatro Pontes. Rodrigo Ribeiro foi nomeado membro do Conselho Deliberativo, ao lado dos prefeitos Renato Silva (Cascavel), Rafael Ciryllo Chiapetti Alves de Moura (Quedas do Iguaçu), Mário César Constenaro (Toledo), Goleade Gabriel Osti (Guaíra) e Maxwell Scapini (Quedas do Iguaçu). Já o Conselho Fiscal será composto pelos prefeitos Viviane Comiran (Ibema), Ademar Luiz Burckhardt (Catanduvas) e Edicarlos Grizotto de Oliveira (Jesuítas). Os suplentes do Conselho Fiscal são: Lari Hitz (Nova Santa Rosa), Adriano Backes (Marechal Cândido Rondon) e Lucian Aluísio Dierings (Ouro Verde do Oeste).
Desafios da nova gestão
Durante a assembleia, o novo presidente do Consamu, Thiago Stefanello, reafirmou seu compromisso com o fortalecimento do atendimento aos municípios consorciados. “A união dos prefeitos é fundamental para garantir um sistema de saúde eficiente e acessível. Nosso objetivo é aprimorar os serviços e atender às crescentes demandas da população”, declarou o presidente.
O Consamu é responsável pela gestão dos serviços de urgência e emergência em 43 municípios da região, incluindo Palotina, desempenhando um papel crucial no atendimento médico especializado e no suporte às unidades hospitalares locais.
A nova diretoria tem o desafio de buscar melhorias estruturais, assegurar recursos financeiros e promover a ampliação do atendimento regional. A posse marca o início de um ciclo que promete continuidade nos avanços e novos projetos para os municípios consorciados.
Atualmente, o Consamu conta com aproximadamente 1.500 servidores, um orçamento de cerca de R$ 193 milhões e atende cerca de 1 milhão de habitantes. O consórcio realiza a gestão da Central de Regulação de Leitos Hospitalares e ainda possui 29 ambulâncias de suporte básico, 8 ambulâncias de suporte avançado, 2 motolâncias, 1 helicóptero e Unidades de Pronto Atendimento (Upas) em Toledo, Marechal Rondon, Guaíra e Tancredo (Cascavel). Além disso, conta com hospitais de retaguarda em Cascavel, Palotina, Marechal Cândido Rondon e Cafelândia.
Créditos: Assessoria/Consamu