,

Notícias da Região | Trafico de drogas

Quarta-feira, 19 de Março de 2025

Quadrilha paraguaia traficava droga ao Litoral do PR com ônibus de excursão

Correio do Ar

Quadrilha paraguaia usava empresa de turismo de fachada para traficar drogas para o Brasil. As forças de segurança do Paraguai desencadearam uma operação, na manhã desta quarta-feira (19), para desarticular o grupo criminoso.

A operação conjunta da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) e a promotoria do Ministério Público, coordenada pela promotora Pamela Pérez, resultou na prisão de membros de uma organização criminosa que utilizava pacotes de turismo como fachada para traficar drogas para o Brasil. A gangue operava por meio de uma empresa de turismo chamada Arole Turismo - Marabo Tour, oferecendo pacotes de viagens baratos para as praias do Paraná, no Brasil, com o intuito de recrutar passageiros desavisados e transportar entorpecentes.

Os investigadores descobriram que, durante a viagem, o ônibus fazia uma parada estratégica em uma fazenda na região de Zanja Pytã, no Departamento de Amambay, onde as drogas eram carregadas em compartimentos secretos localizados sob o piso do veículo. O esquema envolvia disfarçar o verdadeiro propósito da viagem, que era o transporte de 2.196 quilos de maconha prensada, avaliada em cerca de US$ 330 mil no mercado brasileiro.

A ação culminou na interceptação do ônibus, já carregado com a carga ilícita, que retornava à vila para pegar os passageiros. Durante a operação, foram presos Wilfrido Ceferino Estigarribia Benítez, considerado o líder e financiador da organização, e Gabriel Marino Dávalos Cartasso, responsável pelo recrutamento dos passageiros. Também foram detidos os motoristas José María Godoy Fretes e Leandro Javier Zevallos.

Além das prisões, as autoridades apreenderam diversos bens, incluindo um ônibus Scania com placas paraguaias, uma caminhonete Toyota Fortuner e uma caminhonete Nissan Navara, avaliados em mais de 700 milhões de guaranis.

Os veículos e os detidos foram transferidos para a Base de Operações da SENAD, onde a droga foi pesada e documentada. Agentes especiais da SENAD também realizaram a apreensão de um outro ônibus de longa distância em uma oficina próxima à Estação Rodoviária de Assunção, suspeito de fazer parte do esquema criminoso.

Fonte: Gabi Lira/Catve.com com Senad

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário