Notícias da Região | Casa Terapêutica
Terça-feira, 19 de Agosto de 2025
Rede de atenção a dependentes químicos é ampliada com nova Casa Terapêutica em Palotina
Com a inclusão da unidade em Palotina, município passa a contar com seis estruturas de apoio e reabilitação

Palotina passa a contar com uma Casa Terapêutica credenciada para o atendimento de pessoas em situação de dependência química. A nova unidade foi anunciada pela Secretaria de Cidadania, Proteção à Mulher e Políticas sobre Drogas (SESD) de Cascavel e amplia a rede de atendimento, que agora soma seis estruturas, incluindo casas de apoio e clínica especializada.
Atualmente, cerca de 80 pessoas recebem acompanhamento pela rede: 60 em casas terapêuticas e 20 em clínica especializada — esta última voltada principalmente para casos críticos e internações involuntárias.
“As casas terapêuticas acolhem voluntariamente, enquanto a clínica especializada funciona em formato mais próximo a um hospital, para situações graves. A maior parte dos encaminhamentos é para internações involuntárias”, explicou o secretário da pasta, Marcelo da Silva.
Antes de iniciar oficialmente os atendimentos, a unidade em Palotina passará por avaliação técnica e vistoria de estrutura.
Das cinco casas que já funcionam, três estão em Cascavel, uma em Terra Roxa (masculina) e outra em Campo Mourão (feminina). Com a inclusão de Palotina, a rede regional de apoio se fortalece ainda mais.
O secretário também destacou que o investimento anual no serviço é de quase R$ 1,5 milhão, garantindo que o acesso seja gratuito e aberto à população. “A porta de entrada sempre é a unidade básica de saúde. O médico ou o assistente social avaliam cada caso e fazem o encaminhamento para o tratamento”, reforçou.
Fonte: Catve.com por Caio Vasques | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA