,

Notícias da Região | Programa

Quinta-feira, 14 de Novembro de 2024

Santa Helena e o Programa Paraná amigo da pessoa Idosa, sancionado pelo Governador Ratinho Junior

Entre os objetivos estão o fortalecimento da rede de apoio à população com 60 anos ou mais, além da criação de bolsas financeiras voltadas tanto para o idoso em situação de vulnerabilidade quanto para cuidadores familiares.

Nesta quarta-feira (13), o governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou a Lei nº 22.189, que cria o Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, uma iniciativa voltada para o fortalecimento da rede de apoio à população com 60 anos ou mais, além da criação de bolsas financeiras para idosos em situação de vulnerabilidade e para cuidadores familiares. Aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o programa visa garantir qualidade de vida à população idosa e apoiar os municípios, como Santa Helena, que aderirem às ações propostas.

Entre as medidas previstas no programa estão a criação da Rede de Atenção à Pessoa Idosa e a promoção de atividades de lazer, cultura e esportes adaptadas às necessidades da população idosa. Santa Helena, ao aderir ao programa, terá prioridade em serviços, projetos e investimentos do governo estadual voltados à população idosa, além do apoio para adaptações estruturais de espaços públicos, que proporcionarão acessibilidade e convivência intergeracional.

A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou a importância de uma política pública integrada voltada ao cuidado dos idosos e afirmou que o Paraná está se preparando para o futuro. Dados do IBGE apontam que, até 2030, haverá mais pessoas idosas do que jovens e crianças menores de 14 anos, exigindo uma adaptação nas políticas públicas para atender a esse público crescente.

Bolsas de Apoio:
O programa inclui duas modalidades de bolsas de apoio financeiro. A Bolsa Agente do Saber é destinada a pessoas com 60 anos ou mais, em situação de vulnerabilidade, buscando promover autonomia e participação comunitária, além de combater o isolamento social. Já a Bolsa Cuidador Familiar apoia cuidadores informais que se dedicam exclusivamente ao cuidado de idosos, promovendo o reconhecimento desse trabalho e evitando a institucionalização dos idosos. O valor das bolsas será definido em decreto, com estimativa de investimento anual de R$ 7 milhões.

Cadastros e Cofinanciamento:
Serão criados o Cadastro Estadual da Rede de Atenção à Pessoa Idosa (Cerapi) e o Cadastro de Cuidadores do Paraná, que reunirão informações sobre gestores, conselhos, e cuidadores, possibilitando o pagamento das bolsas e a execução das ações do programa. Além disso, o Estado oferecerá assessoria técnica e cofinanciamento para os municípios que aderirem, como Santa Helena, incentivando iniciativas para a longevidade e o bem-estar da população idosa.

Fonte: Agência Estadual de NotÍcias (AEN)

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário