Notícias da Região | Política
Sábado, 31 de Janeiro de 2026
Sete vereadores são cassados em Francisco Alves
Apenas dois, dos nove vereadores não tiveram envolvimento
Uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), proposta pelo Ministério Público Eleitoral por abuso de poder econômico, resultou na cassação do mandato de 7 dos 9 vereadores do município de Francisco Alves, no interior do Paraná.
Segundo a ação, os vereadores eleitos no pleito de 2024 teriam praticado diversos ilícitos eleitorais, consistentes principalmente na doação de combustível a eleitores, conduta que configurou captação ilícita de votos e evidente abuso de poder econômico.
A utilização de combustíveis do Posto Cauneto foi confirmada inclusive pelos próprios vereadores, tratando-se, portanto, de fato incontroverso. A defesa sustentou que os combustíveis teriam sido utilizados pelos próprios investigados, e não repassados a eleitores. No entanto, o conjunto probatório dos autos demonstrou que o combustível era fornecido gratuitamente a terceiros.
Diante das provas, o juiz eleitoral Andrei José de Campos proferiu decisão severa, decretando a cassação dos mandatos.
O prefeito do município, Alírio José Mistura, e o vice-prefeito, Jair Ozório, que também figuravam no polo passivo da ação, escaparam da cassação por ausência de provas documentais que comprovassem sua participação no esquema.
O espaço está aberto para que as partes se manifestem.

















