Notícias da Região | Saúde
Segunda-feira, 05 de Maio de 2025
Setor de Endemias realiza novo monitoramento do mosquito Aedes aegypti em Palotina
Correio do Ar

Entre os dias 26 e 29 de abril de 2025, a Prefeitura de Palotina, por meio do Setor de Endemias e em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizou a segunda coleta de ovitrampas com o objetivo de monitorar a presença do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A ação foi realizada em 43 pontos distribuídos por 12 bairros da região oeste da cidade. As armadilhas, após análise em laboratório, contabilizaram um total de 164 ovos. Sete bairros apresentaram armadilhas positivas, com destaque para Dallas, Centro 4 e União, que registraram os maiores índices de infestação. O bairro Dallas, em especial, está classificado como área de risco. Jardim Progresso e Morada do Sol também apresentaram alto percentual de armadilhas positivas, o que indica ampla presença do mosquito nessas localidades.
Apesar de a média geral de infestação na região ainda ser considerada satisfatória, os dados revelam áreas críticas que exigem atenção imediata. A ampla dispersão do mosquito em diferentes pontos da cidade reforça a necessidade de intensificar as ações de combate.
Alerta à População
O coordenador do Setor de Endemias, Junior Matos, alerta para o risco: “A presença de ovos do Aedes aegypti em mais de 25% dos locais analisados é um sinal claro de que o mosquito está ativo e se reproduzindo em Palotina. É fundamental que cada morador faça sua parte, eliminando água parada, limpando calhas, ralos e recipientes nos quintais. O combate à dengue depende do esforço coletivo. Pequenos cuidados diários podem evitar surtos e salvar vidas”, reforça Junior.
Casos
Segundo Boletim Informativo divulgado nesta segunda-feira (5), são 29 casos de dengue confirmados em Palotina para 270 notificações registradas. 209 casos foram descartados e 32 seguem em investigação. Para denunciar locais com água parada ou para obter informações sobre a dengue, basta entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (44) 99971-7191.
Créditos: Assessoria/Prefeitura

