,

Notícias da Região | Curitiba

Sexta-feira, 04 de Julho de 2025

Vereadores são investigados por fraude em diárias e certificados falsos no Paraná

Correio do Ar

Na manhã desta quinta-feira (03), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu seis mandados de busca e apreensão em Pontal do Paraná, Céu Azul e Blumenau (SC).

Operação Diária em Curso
As ordens judiciais fazem parte da operação Diária em curso que, segundo a PCPR, apura fraude no pagamento de diárias de curso a uma vereadora de Pontal do Paraná, no litoral do estado, e a emissão de certificados falsos.

De acordo com a PCPR, a parlamentar recebeu diárias e inscrições para um curso em Curitiba, mas não compareceu. Além disso, a empresa que emitiu o certificado pertenceria a um ex-vereador de Céu Azul que teria fornecido documentos falsos para a prestação de contas.

Investigações
Durante as investigações, foram apreendidos documentos, celulares e computadores. Os envolvidos podem responder por peculato (desvio de recursos públicos) e falsidade ideológica (falsificação de documentos oficiais).

Posicionamento Câmara Municipal de Pontal do Paraná
Procurada pela CBN Curitiba, a Câmara Municipal de Pontal do Paraná se posicionou através de nota. Confira:
“A Câmara Municipal de Vereadores de Pontal do Paraná informa que, na manhã desta quinta-feira (03/07), a Polícia Civil do Estado do Paraná esteve na sede do Legislativo para o cumprimento de mandados de busca e apreensão e coleta de documentos, conforme
determinação da Justiça.

A ação faz parte de um processo investigativo em andamento, que apura possíveis irregularidades no uso de diárias para participação em curso de capacitação, supostamente ocorrido em maio deste ano, envolvendo um servidor e uma vereadora desta Casa.

Esclarecemos que a Presidência da Câmara Municipal recebeu oficialmente as autoridades e, como sempre, prestou total colaboração, entregando todos os documentos solicitados. Reforçamos que a Câmara Municipal atua com responsabilidade, transparência e respeito
às instituições, contribuindo para o bom andamento das investigações.

Seguiremos acompanhando o processo e mantendo a população informada com responsabilidade e seriedade.”

Posicionamento da vereadora Nega
A vereadora, também procurada pela equipe da CBN Curitiba, se posicionou através de nota divulgada por sua assessoria, confira:
“A vereadora Nega informa que está à disposição da Justiça para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.
Esclarece que, até o momento, não teve conhecimento sobre a denúncia mencionada. Assim que tiver acesso às informações completas, prestará todos os devidos esclarecimentos, como sempre fez ao longo de sua trajetória pública.
A vereadora reforça que está tranquila, pois sempre atuou com responsabilidade, ética e total transparência no exercício de seu mandato.”


Por: Matheus Chermont, com supervisão de Joyce Carvalho / CBN Curitiba

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário